quarta-feira, 14 de julho de 2010

Estudar ou Aprender?

  "Qual a diferença entre essas duas atitudes?



Muitas são as diferenças: quando você vai para estudar, quer mais

informações; quando vai para aprender, quer mais ser - não informações.



Quando você aprende, seu ser cresce. Quando você estuda, sua memória é quem

cresce. Quando você estuda, sabe cada vez mais e mais; quando aprende

torna-se cada vez mais - e essas são coisas totalmente diferentes. Um

homem pode ter uma grande memória, saber muitas coisas, e, no seu

íntimo, ser completamente mendigo, pobre, não ter nada. Ele pode

estar-se iludindo que conhece muitas coisas, mas esse conhecimento não o

auxiliará - a menos que ele seja. O conhecimento é fútil! Apenas ser

auxilia.



Se você estiver morrendo, quem irá com você? Seu conhecimento ou seu

ser? Quem o auxiliará? Quem será a ponte? O que você poderá carregar

consigo além da morte? Conhecimento? O cérebro será deixado para trás

porque faz parte do corpo. Apenas o ser é levado para lá. E como você

nunca o olhou, ele permaneceu pobre, faminto - você nunca o alimentou.



O aprendizado é do ser, o conhecimento é apenas da memória, da mente.



Gurdjieff costumava fazer perguntas àqueles que o procuravam.

A primeira delas era se estava em busca de conhecimento ou do ser.

"Você quer saber mais ou ser mais?" Estas são duas dimensões basicamente

diferentes. E se alguém dissesse: "Quero saber mais", Gurdjieff dizia:

"Esta porta está fechada. Não estou aqui para revelar conhecimentos. Há

muitos departamentos, universidades, faculdades que estão dando

conhecimento. Vá lá. Quando estiver cheio desses conhecimentos, venha e

bata à porta. Se eu estiver vivo, ela estará aberta, mas apenas àqueles

que estão em busca do ser."



Um homem pode saber tudo sobre água, mas como irá saciar a sua sede? É

tão tolo! Você pode saber que H2O é a base de toda a água. Se um homem

estiver morrendo de sede no deserto e você escrever essa fórmula no

papel, dizendo: "Este é o segredo da água", ele dirá: "Está bem, este é o

segredo. Mas e a minha sede?"



Um homem está morrendo por falta de amor e você o alimenta com

conhecimento sobre o amor. Em que isto o ajudará? Há milhões de livros

sobre o amor, mas nem sequer um amante se satisfez com eles. De que

adiantam? Se um homem estiver morrendo, e você lhe falar sobre a

imortalidade, isto não irá fazê-lo melhor, não criará a imortalidade

para ele.



Livro: "Nem Água, Nem Lua" - Osho"

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Trabalhadores de Luz

Os Trabalhadores da Luz são pessoas que crêem na paz, que trabalham interiormente para que ela seja possível dentro de si mesmos. Criam um santuário de paz no seu interior, desenvolvendo a calma e a quietude. Cultivam a Paciência: a paz dentro de cada um e a Tolerância: a aceitação das diferenças, como parte da vida e do sistema humano em que vivemos.



Vivemos num mundo diversificado, com diferentes raças, culturas, idiomas e religiões. Aprender através da diversidade e da diferença enriquece interiormente, e faz parte da tarefa do Trabalhador da Luz.



O Trabalhador da Luz não tem filiações, nem ligação a grupos; responde ao seu próprio chamamento interior, à voz da sua consciência e à voz do seu Ser Superior - a parte mais elevada de cada Ser Humano, que o liga à divindade e à transcendência.



O Trabalhador da Luz cultiva uma convivência harmônica com todos os seres vivos que o rodeiam, com a Humanidade inteira, sem importar a sua cor, raça, religião ou crença, ou o reino a que pertencem.



O Trabalhador da Luz é um Ser Humano universal, que se enriquece interiormente, espiritualmente, cada dia e cada noite. Enriquece-se com leituras que elevam o seu espírito, com meditações que aquietam a sua alma, com passeios que revivem e purificam o seu ser. Alimenta o seu corpo com comidas sãs, naturais e equilibradas e pratica, dia a dia, a tolerância e a paciência (consigo mesmo e com os demais). A sua tarefa não tem fim. A sua tarefa é a própria vida.



Os Trabalhadores da Luz não constituem um partido político, nem uma religião, nem uma associação formal. São seres livres e independentes, que trabalham melhorando-se diariamente. Esta é a sua forma de colaborar, trazendo ao mundo evolução positiva, paz, harmonia e calma. Embora a sua tarefa seja um trabalho individual, proporciona resultados positivos ao grupo e à sociedade em geral.



O Trabalhador da Luz é um Ser Humano Autônomo e independente. Medita diariamente para se centrar e alinhar-se com a luz divina, e, deste modo, elevar a sua consciência. Desde uma consciência elevada, a sua voz interior, irá falar-lhe de harmonia, paz e convivência em equilíbrio com os outros seres humanos (família, amigos, etc.), e com a natureza (animais, plantas, reino mineral). O Trabalhador da Luz respeita todos os elementos da criação, comportando-se como "guardião" da criação.



Os Trabalhadores da Luz são os guardiães da paz, do amor, das diversas culturas, das distintas crenças. São estudiosos da grande diversidade que existe no planeta, são como antropólogos que apreciam a riqueza e o valor dos ritos ancestrais, ligando-se com as forças primordiais da Terra.



Os Trabalhadores da Luz protegem e preservam quatro elementos que constituem os elementos da vida na Terra (Terra Fogo, Ar e Água), quer no seu interior, dentro si mesmos, quer na própria natureza que os rodeia.



O Trabalhador da Luz é pacifista por natureza, afastando-se da discussão e do conflito. Trabalha para se melhorar a si mesmo, interiormente e, desse modo, melhorar o planeta.



O que significa ser um Farol de Luz



Os Faróis andam sozinhos e isolados, mas ajudam os navegantes a não se perderem. O Farol é um guia. É uma luz. São necessários muitos Faróis de Luz para harmonizar a Terra. Converte-te, pois, num Farol de Luz. Medita todos os dias. Há uma vida pacífica e harmoniosa dentro de ti. Trata de manter o teu equilíbrio interior, ainda que no meio do caos mais extremo.



Estamos a ser preparados para viver num mundo incerto. A segurança não existe. Tudo pode acontecer. No meio destas circunstâncias adversas, o desafio é manter a calma e o equilíbrio interior. Se tudo estiver calmo no exterior, é muito fácil manter a calma e a ordem no interior do ser. O desafio é manter a calma interior, apesar da tempestade. Ainda que o barco balance e a ondulação seja tremenda, mantém a calma, respira fundo e relaxa-te. Acalma a tua ansiedade. Respira fundo novamente, e sente como a tua respiração se torna mais suave e calma.



Pensa em algo belo. Tal como no filme "A vida é bela", trata de criar a tua própria beleza, cria o teu próprio mundo interior, apesar das circunstâncias adversas que possam rodear-te. Coloca na tua mente a imagem de algo que te acalme (flores, uma paisagem, o rosto de alguém que te inspire paz ).



É tempo de criar harmonia interior e de mantê-la viva. Tal como quem acende um fogo e não deseja que se apague, precisa de alimenta-lo de vez em quando, atiçá-lo, ajeitar os troncos, etc., também nós devemos manter viva a chama da luz dentro de nós. A tua calma interior refletir-se-á no meio ambiente que habitas, nos lugares por onde passares. Onde quer que fores, irradiarás luz, paz, calma, harmonia.



És um Farol de luz movendo-se pelo mundo.



Esta é a tarefa do Trabalhador da Luz.









IDENTIDADE DO TRABALHADOR DA LUZ



Os Trabalhadores da Luz são almas que possuem o forte desejo interior de difundir Luz (conhecimento, liberdade e amor) sobre a Terra. Eles sentem isso como sua missão. São freqüentemente atraídos para a espiritualidade e para algum tipo de trabalho terapêutico. Devido ao seu profundo sentimento de missão, os Trabalhadores da Luz sentem-se diferentes de outras pessoas. Ao experimentarem diferentes tipos de obstáculos em seus caminhos, a vida os estimula a encontrar seu caminho próprio, único. Os Trabalhadores da Luz quase sempre são indivíduos solitários que não se adaptam às estruturas sociais estabelecidas.









Uma observação sobre o conceito de "Trabalhador da Luz"



A expressão "Trabalhador da Luz" pode provocar mal-entendidos, já que diferencia um grupo particular de almas, do resto. Além disso, pode parecer sugerir que este grupo particular é, de algum modo, superior aos outros, por exemplo, àqueles "não Trabalhadores da Luz". Toda esta linha de pensamento está em desacordo com a própria natureza e objetivo do trabalho da Luz. Permitam-nos expor brevemente o que há de errado nisso.



Primeiro, pretensões de superioridade geralmente não são iluminadas. Elas bloqueiam seu crescimento em direção a uma consciência livre e amorosa. Segundo, os Trabalhadores da Luz não são "melhores" nem "superiores" a ninguém. Eles simplesmente têm uma história diferente daquela dos que não pertencem a este grupo. Graças a esta história peculiar, que discutiremos mais adiante, eles têm certas características psicológicas que os distinguem como um grupo.



Terceiro, toda alma chega a ser um Trabalhador da Luz em determinada etapa do seu desenvolvimento. Portanto, a qualificação "Trabalhador da Luz" não está reservada para um número limitado de almas.



A razão pela qual utilizamos o termo "Trabalhador da Luz" - apesar dos possíveis mal-entendidos - é porque ela traz associações e agita memórias dentro de vocês que os ajuda a recordar. Também há uma conveniência prática, já que este termo é freqüentemente usado em sua literatura espiritual corrente.







RAÍZES HISTÓRICAS DOS TRABALHADORES DA LUZ



Os Trabalhadores da Luz trazem consigo a habilidade de alcançar o despertar espiritual mais rapidamente que outras pessoas. Eles carregam sementes internas para um rápido despertar espiritual. Por causa disso, parecem estar numa via mais rápida que a maioria das pessoas, se assim escolhem. Mais uma vez, isto não acontece porque os Trabalhadores da Luz sejam de algum modo almas "melhores" ou "superiores". No entanto, eles são mais velhos que a maioria das almas encarnadas na Terra atualmente. Esta idade "mais velha" deve ser entendida, de preferência, em termos de "experiência", mais que de "tempo".



Os Trabalhadores da Luz alcançaram um estágio particular de iluminação, antes de encarnarem na Terra e começarem sua missão. Eles escolheram conscientemente envolver-se na "roda cármica da vida" e experimentar todas as formas de confusão e ilusão que fazem parte dela.



Fizeram isto para compreender completamente "a experiência da Terra". Isto lhes permitirá cumprir sua missão. Só passando, eles mesmos, por todos os estágios de ignorância e ilusão, é que eles possuirão finalmente as ferramentas para ajudar os outros a alcançar um estado de verdadeira felicidade e iluminação.



Por que os Trabalhadores da Luz perseguem esta missão sincera de ajudar a humanidade, mesmo correndo o risco de se perderem, durante eras, na densidade e confusão da vida terrestre? Esta é uma questão da qual nos ocuparemos extensivamente mais adiante. Agora, diremos apenas que isto tem de ver com um tipo de carma galáctico.



Os Trabalhadores da Luz presenciaram a véspera do nascimento da humanidade na Terra.





Eles fizeram parte da criação do homem. Foram co-criadores da humanidade. Durante o processo de criação, eles fizeram escolhas e agiram de formas que mais tarde vieram a lhes causar um profundo arrependimento. Eles estão aqui agora para reparar suas decisões de então.



Antes de entrarmos nesta história, citaremos algumas características das almas Trabalhadoras da Luz, que geralmente as distinguem de outras pessoas. Estes traços psicológicos não pertencem exclusivamente aos Trabalhadores da Luz e nem todos os Trabalhadores da Luz os reconhecerão como seus. Ao apresentarmos esta lista, simplesmente queremos dar um esboço da identidade psicológica dos Trabalhadores da Luz. Quanto às características, o comportamento exterior é menos importante do que as motivações internas ou intenções sentidas. O que vocês sentem por dentro é mais importante do que o que mostram externamente.