sábado, 27 de março de 2010

EGO-O FALSO CENTRO

Photobucket



EGO - O FALSO CENTROPostado por emilia ruiz em 19 janeiro 2010 às 14:23
Enviar mensagem Exibir blog de emilia ruiz
.Um texto muito bom de Osho, ser que atingiu a iluminação aos 21 anos. Se você busca eliminar aquele que é o último apego, o último desejo, enfim, o eu inferior, então leia até o fim: EGO, O FALSO CENTRO
O primeiro ponto a ser compreendido é o ego.

Uma criança nasce sem qualquer conhecimento, sem qualquer consciência de seu próprio eu. E quando uma criança nasce, a primeira coisa da qual ela se torna consciente não é ela mesma; a primeira coisa da qual ela se torna consciente é o outro. Isso é natural, porque os olhos se abrem para fora, as mãos tocam os outros, os ouvidos escutam os outros, a língua saboreia a comida e o nariz cheira o exterior. Todos esses sentidos abrem-se para fora. O nascimento é isso.

Nascimento significa vir a este mundo, o mundo exterior. Assim, quando uma criança nasce, ela nasce neste mundo. Ela abre seus olhos, vê aos outros. O "outro" significa o tu. Ela primeiro se torna consciente da mãe. Então, pouco a pouco, ela se torna consciente de seu próprio corpo. Este também é o outro, também pertence ao mundo. Ela está com fome e passa a sentir o corpo; quando sua necessidade é satisfeita, ela esquece o corpo.

É desta maneira que a criança cresce.

Primeiro ela se torna consciente do você, do tu, do outro, e então, pouco a pouco, contrastando com você, tu, ela se torna consciente de si mesma. Essa consciência é uma consciência refletida. Ela não está consciente de quem ela é. Ela está simplesmente consciente da mãe e do que esta pensa a seu respeito. Se a mãe sorri, se ela aprecia a criança, se diz: "Você é bonita", se ela a abraça e a beija, a criança sente-se bem a respeito de si mesma. Agora um ego está nascendo. Através da apreciação, do amor, do cuidado, ela sente que é boa, ela sente que tem valor, ela sente que tem importância. Um centro está nascendo. Mas esse centro é um centro refletido. Ela não é o ser verdadeiro. A criança não sabe quem ela é; ela simplesmente sabe o que os outros pensam a seu respeito.

E esse é o ego: o reflexo, aquilo que os outros pensam. Se ninguém pensa que ela tem alguma utilidade, se ninguém a aprecia, se ninguém lhe sorri, então, também, um ego nasce - um ego doente, triste, rejeitado, como uma ferida; sentindo-se inferior, sem valor. Isso também é o ego. Isso também é um reflexo.

Primeiro a mãe - e mãe, no início, significa o mundo. Depois os outros se juntarão à mãe, e o mundo irá crescendo. E quanto mais o mundo cresce, mais complexo o ego se torna, porque muitas opiniões dos outros são refletidas. O ego é um fenômeno acumulativo, um subproduto do viver com os outros. Se uma criança vive totalmente sozinha, ela nunca chegará a desenvolver um ego. Mas isso não vai ajudar. Ela permanecerá como um animal. Isso não significa que ela virá a conhecer o seu verdadeiro eu, não. O verdadeiro pode ser conhecido somente através do falso, portanto, o ego é uma necessidade. Temos que passar por ele. Ela é uma disciplina. O verdadeiro pode ser conhecido somente através da ilusão. Você não pode conhecer a verdade diretamente. Primeiro você tem que conhecer aquilo que não é verdadeiro. Primeiro você tem que encontrar o falso. Através desse encontro, você se torna capaz de conhecer a verdade. Se você conhece o falso como falso, a verdade nascerá em você.

O ego é uma necessidade; é uma necessidade social, é um subproduto social. A sociedade significa tudo o que está ao seu redor, não você, mas tudo aquilo que o rodeia. Tudo, menos você, é a sociedade. E todos refletem. Você irá para a escola e o professor refletirá quem você é. Você fará amizade com outras crianças e elas refletirão quem você é. Pouco a pouco, todos estão adicionando algo ao seu ego, e todos estão tentando modificá-lo, de tal forma que você não se torne um problema para a sociedade.

Eles não estão interessados em você. Eles estão interessados na sociedade.

A sociedade está interessada nela mesma, e é assim que deveria ser. Ela não está interessada no fato de que você deveria se tornar um conhecedor de si mesmo. Interessa-lhe que você se torne uma peça eficiente no mecanismo da sociedade. Você deveria ajustar-se ao padrão. Assim, estão tentando dar-lhe um ego que se ajuste à sociedade. Ensinam-lhe a moralidade. Moralidade significa dar-lhe um ego que se ajustará à sociedade. Se você for imoral, você será sempre um desajustado em um lugar ou outro.

É por isso que colocamos os criminosos nas prisões - não que eles tenham feito alguma coisa errada, não que ao colocá-los nas prisões iremos melhorá-los, não. Eles simplesmente não se ajustam. Eles criam problemas. Eles têm certos tipos de egos que a sociedade não aprova. Se a sociedade aprova, tudo está bem.

Um homem mata alguém - ele é um assassino. E o mesmo homem, durante a guerra, mata milhares - e torna-se um grande herói. A sociedade não está preocupada com o homicídio, mas o homicídio deveria ser praticado para a sociedade - então tudo está bem. A sociedade não se preocupa com moralidade.

Moralidade significa simplesmente que você deve se ajustar à sociedade.

Se a sociedade estiver em guerra, a moralidade muda. Se a sociedade estiver em paz, existe uma moralidade diferente. A moralidade é uma política social. É diplomacia. E toda criança deve ser educada de tal forma que ela se ajuste à sociedade; e isso é tudo, porque a sociedade está interessada em membros eficientes. A sociedade não está interessada no fato de que você deveria chegar ao autoconhecimento. A sociedade cria um ego porque o ego pode ser controlado e manipulado. O eu nunca pode ser controlado e manipulado. Nunca se ouviu dizer que a sociedade estivesse controlando o eu - não é possível. E a criança necessita de um centro; a criança está absolutamente inconsciente de seu próprio centro. A sociedade lhe dá um centro e a criança pouco a pouco fica convencida de que este é o seu centro, o ego dado pela sociedade.

Uma criança volta para casa - se ela foi o primeiro aluno de sua classe, a família inteira fica feliz. Você a abraça e a beija, e você coloca a criança no colo e começa a dançar e diz: "Que linda criança! Você é um motivo de orgulho para nós." Você está dando um ego a ela. Um ego sutil. E se a criança chega em casa abatida, fracassada, um fiasco - ela não pode passar, ou ela tirou o último lugar - então ninguém a aprecia e a criança sente-se rejeitada. Ela tentará com mais afinco na próxima vez, porque o centro se sente abalado. O ego está sempre abalado, sempre à procura de alimento, de alguém que o aprecie. É por isso que você está continuamente pedindo atenção.

Ouvi contar:
Mulla Nasrudin e sua esposa estavam saindo de uma festa, e Mulla disse:
"Querida, alguma vez alguém já lhe disse que você é fascinante, linda, maravilhosa?"

Sua esposa sentiu-se muito, muito bem, ficou muito feliz. Ela disse: "Eu me pergunto por que ninguém jamais me disse isso."
Nasrudin disse: "Mas então de onde você tirou essa idéia?"

Você obtém dos outros a idéia de quem você é. Não é uma experiência direta. É dos outros que você obtém a idéia de quem você é. Eles modelam o seu centro.

Esse centro é falso, porque você contém o seu centro verdadeiro. Este não é da conta de ninguém. Ninguém o modela, você vem com ele. Você nasce com ele. Assim, você tem dois centros. Um centro com o qual você vem, que lhe é dado pela própria existência. Este é o eu. E o outro centro, que lhe é dado pela sociedade - o ego. Ele é algo falso - e é um grande truque. Através do ego a sociedade está controlando você. Você tem que se comportar de uma certa maneira, porque somente então a sociedade o aprecia. Você tem que caminhar de uma certa maneira: você tem que rir de uma certa maneira; você tem que seguir determinadas condutas, uma moralidade, um código. Somente então a sociedade o apreciará, e se ela não o fizer, o seu ego ficará abalado. E quando o ego fica abalado, você já não sabe onde está, quem você é. Os outros lhe deram a idéia.

Essa idéia é o ego.

Tente entendê-lo o mais profundamente possível, porque ele tem que ser jogado fora. E a menos que você o jogue fora, nunca será capaz de alcançar o eu. Por estar viciado no centro, você não pode se mover, e você não pode olhar para o eu. E lembre-se, vai haver um período intermediário, um intervalo, quando o ego estará despedaçado, quando você não saberá quem você é, quando você não saberá para onde está indo, quando todos os limites se dissolverão. Você estará simplesmente confuso, um caos.

Devido a esse caos, você tem medo de perder o ego. Mas tem que ser assim. Temos que passar através do caos antes de atingir o centro verdadeiro. E se você for ousado, o período será curto. Se você for medroso e novamente cair no ego, e novamente começar a ajeitá-lo, então, o período pode ser muito, muito longo; muitas vidas podem ser desperdiçadas.

Ouvi dizer:
Uma criancinha estava visitando seus avós. Ela tinha apenas quatro anos de idade. De noite, quando a avó a estava fazendo dormir, ela de repente começou a chorar e a gritar:
"Eu quero ir para casa. Estou com medo do escuro."
Mas a avó disse:
"Eu sei muito bem que em sua casa você também dorme no escuro; eu nunca vi a luz acesa: Então por que você está com medo aqui?"
O menino disse:
"Sim, é verdade - mas aquela é a minha escuridão. Esta escuridão é completamente desconhecida."

Até mesmo com a escuridão você sente: "Esta é minha."

Do lado de fora - uma escuridão desconhecida. Com o ego você sente: "Esta é a minha escuridão." Pode ser problemática, pode criar muitos tormentos, mas ainda assim, é minha. Alguma coisa em que se segurar, alguma coisa em que se agarrar, alguma coisa sob os pés; você não está em um vácuo, não está em um vazio. Você pode ser infeliz, mas pelo menos você é.

Até mesmo o ser infeliz lhe dá uma sensação de "eu sou". Afastando-se disso, o medo toma conta; você começa a sentir medo da escuridão desconhecida e do caos - porque a sociedade conseguiu clarear uma pequena parte do seu ser... É o mesmo que penetrar em uma floresta. Você faz uma pequena clareira, você limpa um pedaço de terra, você faz um cercado, você faz uma pequena cabana; você faz um pequeno jardim, um gramado, e você sente-se bem. Além de sua cerca - a floresta, a selva. Aqui tudo está bem; você planejou tudo. Foi assim que aconteceu. A sociedade abriu uma pequena clareira em sua consciência. Ela limpou apenas uma pequena parte completamente e cercou-a. Tudo está bem ali. Todas as suas universidades estão fazendo isso. Toda a cultura e todo o condicionamento visam apenas limpar uma parte, para que você possa se sentir em casa ali.

E então você passa a sentir medo. Além da cerca existe perigo. Além da cerca você é, tal como dentro da cerca você é - e sua mente consciente é apenas uma parte, um décimo de todo o seu ser. Nove décimos estão aguardando no escuro. E dentro desses nove décimos, em algum lugar, o seu centro verdadeiro está oculto.

Precisamos ser ousados, corajosos. Precisamos dar um passo para o desconhecido.

Por um certo tempo, todos os limites ficarão perdidos.

Por um certo tempo, você vai sentir-se atordoado.

Por um certo tempo, você vai sentir-se muito amedrontado e abalado, como se tivesse havido um terremoto.

Mas se você for corajoso e não voltar para trás, se você não voltar a cair no ego, mas for sempre em frente, existe um centro oculto dentro de você, um centro que você tem carregado por muitas vidas.

Esta é a sua alma, o eu.

Uma vez que você se aproxime dele, tudo muda, tudo volta a se assentar novamente. Mas agora esse assentamento não é feito pela sociedade. Agora, tudo se torna um cosmos e não um caos; nasce uma nova ordem. Mas esta não é a ordem da sociedade - é a própria ordem da existência. É o que Buda chama de Dharma, Lao Tsé chama de Tao, Heráclito chama de Logos. Não é feita pelo homem. É a própria ordem da existência.

Então, de repente tudo volta a ficar belo, e pela primeira vez, realmente belo, porque as coisas feitas pelo homem não podem ser belas. No máximo você pode esconder a feiúra delas, isso é tudo. Você pode enfeitá-las, mas elas nunca podem ser belas. A diferença é a mesma que existe entre uma flor verdadeira e uma flor de plástico ou de papel. O ego é uma flor de plástico, morta. Não é uma flor, apenas parece com uma flor. Até mesmo lingüisticamente, chamá-la de flor está errado, porque uma flor é algo que floresce. E essa coisa de plástico é apenas uma coisa e não um florescer. Ela está morta. Não há vida nela. Você tem um centro que floresce dentro de você. Por isso os hindus o chamam de lótus - é um florescer. Chamam-no de o lótus das mil pétalas. Mil significa infinitas pétalas. O centro floresce continuamente, nunca para, nunca morre. Mas você está satisfeito com um ego de plástico. Existem algumas razões para que você esteja satisfeito. Com uma coisa morta, existem muitas vantagens. Uma é que a coisa morta nunca morre. Não pode - nunca esteve viva. Assim você pode ter flores de plástico, e de certa forma elas são boas. Elas são permanentes; não são eternas, mas são permanentes. A flor verdadeira, a flor que está lá fora no jardim, é eterna, mas não é permanente. E o eterno tem uma maneira própria de ser eterno. A maneira do eterno é nascer muitas e muitas vezes... e morrer. Através da morte, o eterno se renova, rejuvenesce.

Para nós, parece que a flor morreu - ela nunca morre. Ela simplesmente troca de corpo, assim está sempre fresca. Ela deixa o velho corpo e entra em um novo corpo. Ela floresce em algum outro lugar, nunca deixa de estar florescendo.

Mas não podemos ver a continuidade porque a continuidade é invisível. Vemos somente uma flor, outra flor; nunca vemos a continuidade. Trata-se da mesma flor que floresceu ontem. Trata-se do mesmo sol, mas em um traje diferente.

O ego tem uma certa qualidade - ele está morto. É de plástico. E é muito fácil obtê-lo, porque os outros o dão a você. Você não o precisa procurar; a busca não é necessária para ele. Por isso, a menos que você se torne um buscador à procura do desconhecido, você ainda não terá se tornado um indivíduo. Você é simplesmente uma parte da multidão. Você é apenas uma turba. Quando você não tem um centro autêntico, como você pode ser um indivíduo? O ego não é individual. O ego é um fenômeno social - ele é a sociedade, não é você. Mas ele lhe dá um papel na sociedade, uma posição na sociedade. E se você ficar satisfeito com ele, você perderá toda a oportunidade de encontrar o eu.

E por isso você é tão infeliz.

Com uma vida de plástico, como você pode ser feliz? Com uma vida falsa, como você pode ser extático e bem-aventurado? E esse ego cria muitos tormentos, milhões deles. Você não pode ver, porque se trata da sua escuridão. Você está em harmonia com ela. Você nunca reparou que todos os tipos de tormentos acontecem através do ego? Ele não o pode tornar abençoado; ele pode somente torná-lo infeliz.

O ego é o inferno.

Sempre que você estiver sofrendo, tente simplesmente observar e analisar, e você descobrirá que, em algum lugar, o ego é a causa do sofrimento. E o ego continua encontrando motivos para sofrer.

Uma vez eu estava hospedado na casa de Mulla Nasrudin. A esposa estava dizendo coisas muito desagradáveis a respeito de Mulla Nasrudin, com muita raiva, aspereza, agressividade, muito violenta, a ponto de explodir. E Mulla Nasrudin estava apenas sentado em silêncio, ouvindo. Então, de repente, ela se voltou para ele e disse: "Então, mais uma vez você está discutindo comigo!" Mulla disse: "Mas eu não disse uma única palavra!"

A esposa replicou: "Sei disso - mas você está ouvindo muito agressivamente." Você é um egoísta, como todos são. Alguns são muito grosseiros, evidentes, e estes não são tão difíceis. Outros são muito sutis, profundos, e estes são os verdadeiros problemas.

O ego entra em conflito com outros continuamente porque cada ego está extremamente inseguro de si mesmo. Tem que estar - ele é uma coisa falsa. Quando você nada tem nas mãos, mas acredita ter algo, então haverá um problema. Se alguém disser: "Não há nada", imediatamente começa a briga porque você também sente que não há nada. O outro o torna consciente desse fato. O ego é falso, ele não é nada.

E você também sabe isso.

Como você pode deixar de saber isso? É impossível! Um ser consciente - como pode ele deixar de saber que o ego é simplesmente falso? E então os outros dizem que não existe nada - e sempre que os outros dizem que não existe nada, eles batem numa ferida, eles dizem uma verdade - e nada fere tanto quanto a verdade. Você tem que se defender, porque se você não se defende, se não se torna defensivo, onde estará você?

Você estará perdido. A identidade estará rompida.

Assim, você tem que se defender e lutar - este é o conflito. Um homem que alcança o eu nunca se encontra em conflito algum. Outros podem vir e entrar em choque com ele, mas ele nunca está em conflito com ninguém.

Aconteceu de um mestre Zen estar passando por uma rua. Um homem veio correndo e o golpeou duramente. O mestre caiu. Logo se levantou e voltou a caminhar na mesma direção na qual estava indo antes, sem nem ao menos olhar para trás. Um discípulo estava com o mestre. Ele ficou simplesmente chocado. Ele disse:
"Quem é esse homem? O que significa isso? Se a gente vive desta maneira, qualquer um pode vir e nos matar. E você nem ao menos olhou para aquela pessoa, quem é ela, e por que ela fez isso?"

O mestre disse: "Isso é problema dela, não meu."

Você pode entrar em choque com um iluminado, mas esse é seu problema, não dele. E se você fica ferido nesse choque, isso também é problema seu. Ele não o pode ferir. É como bater contra uma parede - você ficará machucado, mas a parede não o machucou.

O ego sempre está procurando por algum problema. Por quê?

Porque se ninguém lhe dá atenção o ego sente fome. Ele vive de atenção.

Assim, mesmo se alguém estiver brigando e com raiva de você, mesmo isso é bom, pois pelo menos você está recebendo atenção. Se alguém o ama, isso está bem. Se alguém não o está amando, então até mesmo a raiva servirá. Pelo menos a atenção chega até você. Mas se ninguém estiver lhe dando qualquer atenção, se ninguém pensa que você é alguém importante, digno de nota, então como você vai alimentar o seu ego?

A atenção dos outros é necessária.

Você atrai a atenção dos outros de milhões de maneiras; veste-se de um certo jeito, tenta parecer bonito, comporta-se bem, torna-se muito educado, transforma-se. Quando você sente o tipo de situação que está ocorrendo, você imediatamente se transforma para que as pessoas lhe dêem atenção. Esta é uma forma profunda de mendicância. Um verdadeiro mendigo é aquele que pede e exige atenção. Um verdadeiro imperador é aquele que vive em sua interioridade; ele tem um centro próprio, não depende de mais ninguém.

Buda sentado sob sua árvore Bodhi... Se o mundo inteiro de repente vier a desaparecer, isso fará alguma diferença para Buda? - nenhuma. Não fará diferença alguma, absolutamente. Se o mundo inteiro desaparecer, não fará diferença alguma porque ele atingiu o centro.

Mas você, se sua esposa foge, se ela pede divórcio, se ela o deixa por outro, você fica totalmente em pedaços - porque ela lhe dava atenção, carinho, amor, estava sempre à sua volta, ajudando-o a sentir-se alguém. Todo o seu império está perdido, você está simplesmente despedaçado. Você começa a pensar em suicídio. Por quê? Por que, se a esposa o deixa, você deveria cometer suicídio? Por que, se o marido a deixa, você deveria cometer suicídio? Porque você não tem um centro próprio. A esposa estava lhe dando o centro; o marido estava lhe dando o centro.

É assim que as pessoas existem. É assim que as pessoas se tornam dependentes umas das outras. É uma profunda escravidão. O ego tem que ser um escravo. Ele depende dos outros. E somente uma pessoa que não tenha ego é, pela primeira vez, um mestre; ela deixa de ser uma escrava. Tente entender isso. E comece a procurar o ego - não nos outros, isso não é da sua conta, mas em você. Toda vez que se sentir infeliz, imediatamente feche os olhos e tente descobrir de onde a infelicidade está vindo, e você sempre descobrirá que é o falso centro que entrou em choque com alguém.

Você esperava algo e isso não aconteceu. Você esperava algo e justamente o contrário aconteceu - seu ego fica estremecido, você fica infeliz. Simplesmente olhe, sempre que estiver infeliz, tente descobrir a razão.

As causas não estão fora de você.

A causa básica está dentro de você - mas você sempre olha para fora, você sempre pergunta:
Quem está me tornando infeliz?
Quem está causando minha raiva?
Quem está causando minha angústia?

E se olhar para fora, você não perceberá. Simplesmente feche os olhos e olhe para dentro. A origem de toda a infelicidade, a raiva, a angústia, está oculta dentro de você; é o seu ego.

E se você encontrar a origem, será fácil ir além dela. Se você puder ver que é o seu próprio ego que lhe causa problemas, você vai preferir abandoná-lo - porque ninguém é capaz de carregar a origem da infelicidade, uma vez que a tenha entendido.

E lembre-se, não há necessidade de abandonar o ego.

Você não o pode abandonar.

Se você o tentar abandonar, estará apenas conseguindo um outro ego mais sutil, que diz: "Tornei-me humilde".
Não tente ser humilde. Isso é o ego novamente; às escondidas, mas não morto.

Não tente ser humilde.

Ninguém pode tentar ser humilde e ninguém pode criar a humildade através do próprio esforço - não. Quando o ego já não existe, uma humildade vem até você. Ela não é uma criação. É uma sombra do seu verdadeiro centro.

E um homem realmente humilde não é nem humilde nem egoísta. Ele é simplesmente simples.

Ele nem ao menos se dá conta de que é humilde.

Se você se dá conta de que é humilde, o ego continua existindo. Olhe para as pessoas humildes... Existem milhões que acreditam ser muito humildes. Eles se curvam com facilidade, mas observe-as - elas são os egoístas mais sutis. Agora a humildade é a sua fonte de alimento. Elas dizem: "Eu sou humilde", e olham para você esperando que você as valorize. Gostariam que você dissesse: "Você é realmente humilde, na verdade, você é o homem mais humilde do mundo; ninguém é tão humilde quanto você." E então observe o sorriso que surge em seus rostos.

O que é o ego? O ego é uma hierarquia que diz: "Ninguém se compara a mim." Ele pode se alimentar da humildade - "Ninguém se compara a mim, sou o homem mais humilde.

Aconteceu certa vez:
Um faquir - um mendigo - estava orando em uma mesquita, de madrugada, enquanto ainda estava escuro. Era um dia religioso qualquer para os muçulmanos, e ele estava orando e dizendo:
"Eu não sou ninguém, eu sou o mais pobre dos pobres, o maior pecador entre os pecadores."

De repente havia mais uma pessoa orando. Era o imperador daquele país, e ele não havia percebido que havia mais alguém ali orando - estava escuro e o imperador também estava dizendo:
"Eu não sou ninguém. Eu não sou nada. Eu sou apenas um vazio, um mendigo à sua porta."
Quando ouviu que mais alguém estava dizendo a mesma coisa, o imperador disse:
"Pare! Quem está tentando me superar? Quem é você? Como ousa dizer, diante do imperador, que você não é ninguém, quando ele está dizendo que não é ninguém?"

É assim que o ego funciona. Ele é tão sutil! Suas maneiras são tão sutis e astutas; você deve estar muito, muito alerta, somente então você o perceberá. Não tente ser humilde. Apenas tente ver que todo o tormento, toda a angústia vem através dele.

Apenas observe! Não há necessidade de o abandonar. Você não o pode abandonar. Quem o abandonará? Então o abandonador se tornará o ego. Ele sempre volta. Faça o que fizer, fique de fora, olhe, e observe. Qualquer coisa que você faça - modéstia, humildade, simplicidade - nada vai ajudar. Somente uma coisa é possível, e esta é simplesmente observar e ver que o ego é a origem de toda a infelicidade. Não diga isso. Não repita isso.

Observe.

Porque se eu disser que ele é a origem de toda a infelicidade e você repetir isso, então será inútil. Você tem que chegar a esse entendimento. Sempre que você estiver infeliz, apenas feche os olhos e não tente encontrar alguma causa externa. Tente perceber de onde está vindo essa miséria. Ela está vindo do seu próprio ego.

Se você continuamente percebe e compreende, e a compreensão de que o ego é a causa chega a se tornar profundamente enraizada, um dia você repentinamente verá que ele desapareceu. Ninguém o abandona - ninguém o pode abandonar. Você simplesmente vê; ele simplesmente desapareceu, porque a própria compreensão de que o ego é a causa de toda a infelicidade, se torna o abandonar. A própria compreensão significa o desaparecimento do ego. E você é tão brilhante em perceber o ego nos outros. Qualquer um pode ver o ego do outro. Mas quando se trata do seu, surge o problema - porque você não conhece o território, você nunca viajou por ele. Todo o caminho em direção ao divino, ao supremo, tem que passar através desse território do ego. O falso tem que ser entendido como falso. A origem da miséria tem que ser entendida como a origem da miséria - então ela simplesmente desaparece.

Quando você sabe que ele é o veneno, ele desaparece.

Quando você sabe que ele é o fogo, ele desaparece.

Quando você sabe que este é o inferno, ele desaparece.

E então você nunca diz: "Eu abandonei o ego." Então você simplesmente ri de toda esta história, dessa piada, pois você era o criador de toda a infelicidade.

Eu estava olhando alguns desenhos de Charlie Brown. Em uma cena ele está brincando com blocos, construindo uma casa com blocos de brinquedo. Ele está sentado no meio dos blocos, levantando as paredes. Chega um momento em que ele está cercado: ele levantou paredes em toda a volta. E ele começa a gritar:

"Socorro, socorro!"

Ela fez a coisa toda! Agora ele está cercado, preso. Isso é infantil, mas é justamente o que você fez. Você fez uma casa em toda a sua volta, e agora você está gritando: "Socorro, socorro!" E o tormento se torna um milhão de vezes maior - porque há os que socorrem, estando eles próprios no mesmo barco.

Aconteceu de uma mulher muito atraente ir ao psiquiatra pela primeira vez. O psiquiatra disse:
"Aproxime-se, por favor."
Quando ela chegou mais perto, ele simplesmente deu um salto, abraçou e beijou a mulher.
Ela ficou chocada.
Então ele disse:
"Agora sente-se. Isso resolve o meu problema, agora, qual é o seu?"

O problema se multiplica, porque há pessoas que querem ajudar, estando no mesmo barco. E elas gostariam de ajudar, porque quando você ajuda alguém, o ego se sente muito bem, porque você é um grande salvador, um grande guru, um mestre; você está ajudando tantas pessoas! Quanto maior a multidão de seus seguidores, melhor você se sente.

Mas você está no mesmo barco - você não pode ajudar.

Pelo contrário, você prejudicará.

Pessoas que ainda têm os seus próprios problemas não podem ser de muita ajuda. Somente alguém que não tenha problemas próprios o pode ajudar. Somente então existe a clareza para ver, para ver através de você. Uma mente que não tem problemas próprios pode vê-lo, você se torna transparente. Uma mente que não tem problemas próprios pode ver através de si mesma; por isso ela torna-se capaz de ver através dos outros.

No ocidente existem muitas escolas de psicanálise, muitas escolas, e nenhuma ajuda está chegando às pessoas, mas em vez disso, causam danos. Porque as pessoas que estão ajudando as outras, ou tentando ajudar, ou pretendendo ser de ajuda, encontram-se no mesmo barco.

É difícil ver o próprio ego.

É muito fácil ver o ego dos outros. Mas esse não é o ponto, você não os pode ajudar.

Tente ver o seu próprio ego. Simplesmente observe.

Não tenha pressa de o abandonar, simplesmente observe. Quanto mais você observa, mais capaz você se torna. De repente, um dia, você simplesmente percebe que ele desapareceu. E quando ele desaparece por si mesmo, somente então ele realmente desaparece. Não existe outra maneira. Você não o pode abandonar prematuramente.

Ele cai exatamente como uma folha seca.

A árvore não está fazendo nada - apenas uma brisa, uma situação, e a folha seca simplesmente cai. A árvore nem mesmo percebe que a folha seca caiu. Ela não faz qualquer barulho, ela não faz qualquer anúncio - nada. A folha seca simplesmente cai e se despedaça no chão, apenas isso. Quando você tiver amadurecido através da compreensão, da consciência, e tiver sentido com totalidade que o ego é a causa de toda a sua infelicidade, um dia você simplesmente vê a folha seca caindo. Ela pousa no chão e morre por si mesma. Você não fez nada, portanto você não pode afirmar que você a deixou cair. Você vê que ela simplesmente desapareceu, e então o verdadeiro centro surge.

E este centro verdadeiro é a alma, o eu, o deus, a verdade, ou como o quiser chamar.

Ele é inominável, assim todos os nomes são bons.

Você pode lhe dar qualquer nome, aquele que preferir.

Extraído do livro "Além das Fronteiras da Mente"

OS 12 FILAMENTOS DO DNA – NOSSO PATRIMÔNIO ESPIRITUAL

Photobucket




OS 12 FILAMENTOS DO DNA – NOSSO PATRIMÔNIO ESPIRITUAL
Por Kate A. Spreckley


Durante anos a ciência reconheceu que temos dois filamentos físicos ativos de DNA. Além desses, temos 10 filamentos energéticos que estiveram adormecidos no Ser Humano durante séculos. Estes filamentos adormecidos de DNA foram descobertos pelos cientistas que, não sabendo qual seria a função deles, identificou-os como DNA "lixo".

O ácido desoxirribonucléico (DNA) é um ácido nucléico que contém todas as instruções genéticas utilizadas no desenvolvimento e funcionamento de todas as coisas viventes. A função principal do DNA é o armazenamento de informações em longo prazo. O DNA é freqüentemente comparado a um conjunto de projetos, já que ele contém as instruções necessárias para construir outros componentes de células. Os segmentos de DNA que carregam as informações genéticas são chamados genes, mas outras seqüências de DNA têm propósitos estruturais ou estão envolvidas na regulamentação do uso das informações genéticas.

Portanto, o nosso DNA é o nosso projeto pessoal e, como tal, contém toda a nossa informação mental, física, emocional e Espiritual.

O Ser Humano original tinha 12 Filamentos de DNA trabalhando ativamente e mantendo a função total do Humano como um Ser Espiritual. Com a nossa preocupação exagerada com o pensamento através do lado esquerdo do cérebro, e com o fechamento dos nossos centros do coração, estes filamentos "extras" de DNA se perderam. Como conseqüência desta perda, nós passamos a viver em uma sociedade espiritualmente deficiente e as nossas capacidades intuitiva e curativa foram reduzidas drasticamente. Outro resultado dessa perda é que nós acessamos e usamos apenas uma pequena parte dos nossos cérebros.

O corpo humano é a coisa mais valiosa que jamais possuiremos. Ele armazena e mantém uma abundância de informações, sabedoria e conhecimento sobre todos os aspectos de nós mesmos, do nosso mundo e de toda a vida. Combinações de inteligência são armazenadas no interior do Ser Humano, e uma grande quantidade de dados é armazenada dentro do corpo. Dentro dos nossos corpos, estão as fórmulas necessárias para reproduzir outras formas de inteligência por todo o Universo.

No momento da concepção, nós recebemos das nossas duas linhagens sanguíneas diferentes (nossos pais) certas combinações e pares de genes recessivos. Estes genes contêm os códigos de luz que nos dão a maior oportunidade de acessar e desenvolver nossas capacidades Espirituais e de curar os aspectos danificados e feridos da nossa Alma.

Ao mesmo tempo, estes genes contêm lembranças que criaram bloqueios no nosso caminho para a unidade e deram início aos nossos sentimentos profundamente arraigados de separação, separação da nossa verdadeira essência e do nosso Criador. Estas lembranças de separação nos forçaram a criar experiências e situações nas quais nos são dadas oportunidades para curarmos a nós mesmos, nosso mundo e nossas separações.

Como Almas, escolhemos cuidadosamente os nossos pais e suas linhagens sanguíneas, de modo a facilitar experiências e situações que nos permitirão curar a nós mesmos. Portanto, escolhemos a dedo as nossas próprias estruturas de DNA e as possíveis oportunidades de ativar e despertar outros filamentos de DNA.

A energia da nossa Terra está passando por importantes mudanças vibracionais e movendo-se para níveis mais elevados de consciência. À medida que a Terra eleva Sua vibração, nós, como Seres Humanos, estamos recebendo muitas oportunidades de elevar a nossa vibração. Esta mudança está sendo chamada de Ascensão e existem muitas pessoas ao redor do mundo que estão vivenciando confusão e caos em seus mundos. No entanto, neste aparente caos e confusão, encontramos grandes oportunidades de crescimento, expansão e evolução.

Um dos aspectos mais emocionantes do nosso processo evolutivo é a reorganização do nosso DNA. Raios codificados com luz Cósmica do nosso Criador têm chegado à nossa Terra, estimulando as mudanças e reorganizando os nossos corpos Humanos. À medida que os filamentos codificados de luz são absorvidos no nosso ser, nosso DNA disperso está sendo reativado e reformado em novas hélices ou filamentos de DNA e está sendo reordenado em feixes.

À medida que este re-enfeixamento e esta reordenação progridem, nós criamos um sistema nervoso mais evoluído, que facilita que novas informações e dados entrem em nossa consciência. Muitas das células adormecidas do nosso cérebro estão sendo despertadas e estamos sendo capazes de acessar o potencial total do nosso corpo. Conforme nossos corpos se preenchem com mais luz, nossas memórias também se abrem, e à medida que o nosso DNA evolui, nós evoluímos em Seres Multidimensionais conscientes.

Nossos 12 filamentos de DNA ativam e conectam-se aos nossos 12 Chacras, portais de energia através dos quais acessamos nosso patrimônio Espiritual. Os 12 filamentos de DNA servem de ligação, através dos nossos 12 chacras, com a rede de energia externa aos nossos corpos. Os 12 chacras atuam como portais energéticos no nosso corpo, conectando-nos às forças vitais da existência. É através da abertura e ativação destes portais de energia que podemos começar a realmente conhecer a nós mesmos.

Como agora todos os 12 filamentos de DNA estão se formando, qualquer questão que não tenha sido trabalhada e esclarecida pacificamente na nossa história pessoal, criará caos. Sentimentos e lembranças estão vindo à tona, oferecendo-nos uma oportunidade de experienciar o tecido do nosso ser e revelando quem nós somos, através dos acontecimentos e crenças que estão intricadamente tecidos em nós.

Nossa tarefa é despertar, ativar e unificar todos os 12, criando a rotação dos 12. Esta rotação dos 12 filamentos de DNA e 12 chacras vai atrair para nós energias que vão se intermisturar e se mover através dos nossos seres, ativando e despertando os vários aspectos diferentes de nós mesmos. Isto disparará novas versões, entendimentos e significados de todos os acontecimentos em nossas vidas e no nosso mundo.

Nossos 12 chacras são conjuntos de energia onde podem surgir acontecimentos. Eles guardam a memória e a identidade, e cada um corresponde a um filamento do DNA. Estes 12 centros de energia devem ser acessados a partir do nosso interior, onde podemos sentir os dados correspondentes e traduzir nossas experiências dentro do contexto de nossas mentes.

Ao abrirmos nossos corações e mentes, todas as respostas aos grandes mistérios serão encontradas dentro de nós. É preciso que nos retiremos dos nossos sistemas de crenças atuais e criemos novos sistemas de crenças, pois a mente está estruturada para evoluir e formar nossas experiências baseadas naquilo que ordenamos. Nossa mente não é o nosso senhor; nós somos os senhores das nossas próprias mentes. A mente é apenas uma ferramenta a ser usada para criar a realidade, e nada mais.

Trabalhando conscientemente com as ondas de energia e luz que se entram na nossa Terra, somos capazes de perceber e compreender que a transformação deste planeta baseia-se na cura e poder das nossas mentes.

A ativação do DNA completo de 12 filamentos criará a conexão entre os nossos códigos genéticos humanos e nos dará acesso a todo o conhecimento e sabedoria. Isto é a consciência e compreensão de quem nós realmente somos.

Ao ativarmos todos os 12 filamentos do DNA, nós criamos um alinhamento dentro de nós mesmos, que nos permite mudar suavemente para níveis de vibração e freqüências de luz muito mais elevados, ajudando o nosso processo de ascensão ao despertarmos mais a nossa consciência humana.

Tradução: Vera Corrêa veracorrea46@ig.com.br

Fonte:Português http://www.novasenergias.net/kate/DNA12.html

CHACRAS

Photobucket

As Energias do 7:7:7: Integrando os 12 Chakras Multi-Dimensionais do Ser a fim de criar a Beleza da Nova Terra." Arcanjo Miguel por Celia Fenn.

Mensagem Um:" As Energias do 7:7:7: Integrando os 12 Chakras Multi-Dimensionais do Ser a fim de criar a Beleza da Nova Terra." Arcanjo Miguel por Celia Fenn.
Queridos Trabalhadores da Luz, enquanto vocês começam a sentir as abençoadas energias do Portal do Leão, vocês estão sendo preparados pelas ativações enérgicas do vórtice 7:7:7. Muitos de vocês estão sentindo fortes energias se ativando no Chacra da Coroa , acompanhados de desorientação e exaustão. Pois sim, uma vez mais sua frequência vibracional está sendo levantada para aceitar as energias mais elevadas que transbordarão pelo Portal de Sirius.

Muitos de vocês podem também sentir tristeza, irritação, raiva e até pesar. Permitam estas emoções e sentimentos passarem por vocês e deixem-nas ir. Vocês estão liberando todas as energias do ciclo que passou a fim de se movimentarem para o verdadeiro primeiro ciclo da "Nova Terra" que começa com este Portal de Leão do ano.

Sim, vocês verão mudanças em suas próprias vidas e globalmente. Mas mantenham-se centrados em paz e saibam que o que está sendo liberado deve ser deixado ir à fim de permitir as novas energias serem ancoradas nas novas redes planetárias.

Não julguem à si mesmos e à outros neste momento. Só entendam que vocês estão todos sendo totalmente requisitados para ativarem seu Sistema Enérgetico dos 12 Chakras Multi-Dimensionais a fim de passarem para a Nova Realidade. É como dar a partida em todos os seus motores antes da explosão! Onde quer que existam resíduos de velha energia, estas serão "explodidas" e livres. Mas sejam amáveis e em aceitação dos outros neste momento. Vocês estão todos neste processo juntos, e vocês estão todos precisando confrontar suas ilusões finais e realidades temerosas. Pois assim como individualmente e globalmente vocês precisarão encarar suas próprias criações e as pautas que motivaram estas ilusões.

Isto pode ser difícil para vocês, e doloroso, mas este será o último passo que vocês tomarão através das barreiras da ilusão e para dentro da verdade de quem são vocês neste planeta. Vocês emergirão completamente como anjos humanos, brilhantes seres de luz em forma material, prontos para criar um planeta de beleza, paz e o amor. E vocês farão isto juntos como uma família planetária!


Integrando o Sistema dos Doze Chakras em Preparação para as Energias do Portal


Meus queridos, neste momento do 7:7:7, nós encorajamos vocês para que acendam uma vela e busquem um quieto momento para ir ao seu interior e se conectarem com seu próprio Sistema de Doze Chakras .

Comece vendo à você mesmo em pé na Terra, seus pés firmemente plantados no chão. Deixe a Terra suportar você e nutrir você. Conecte-se com o ponto da Estrela da Terra, que é o lugar à alguns pés abaixo dos seus pés onde você esta conectado energicamente nas Grades da Terra . Então passe a sua consciência para dentro do seu Chacra Básico e sinta sua conexão com todos outros seres físicos no planeta, sua família e relacionamentos, sejam eles os reinos humano, vegetal, animal ou minerail. Então passe para o Chacra Sacro, sentindo seu "fogo" pessoal, suas emoções e sua criatividade. Celebre sua criatividade e suas energias, e então passe para o seu Chakra do Plexo Solar. Sinta sua conexão com o mental ou energias da mente do planeta, e sinta que isto é bom. É uma rede de comunicação e idéias que ligam a mente Coletiva Humana em sua mente.

Então eleve as energias para dentro do Chacra do Coração. Sinta as ondas de Amor Incondicional enquanto a energia do Espírito do alto se liga com a energia Física debaixo. Sintam as energias de Aceitação, Esperança, Alegria, Fé e Confiança. Descanse nestas energias maravilhosas e sinta à si mesmo como um "Elo do Coração" entre o Céu e Terra.

Agora passe para seu Chacra da Garganta. Sinta sua conexão com seu Guia e Ser Superior à medida que você fala sua verdade e entra em confiança. No Chacra Frontal, permita às energias intuitivas e psíquicas do Terceiro Olho ligue você às suas habilidades psíquicas e perceptivas. Você é uma Criança da Luz - uma criança Mágica! Ative seus aparelhos do mental Superior e sinta sua liberdade e sua alegria.

Agora passe para seu Sétimo Chacra, justo acima de sua cabeça. Sinta a expansão das energias aqui à medida que você se abre às Vibrações Mais Elevadas das energias Estelares Sirianas. Lembre-se que estas energias fluem da fonte via Centro Galactico e através de Sirius para vocês. Elas são a expressão Mais Elevada da Vontade Divina disponível para vocês neste Planeta neste momento. Sinta à si mesmo criando EQUILÍBRIO dentro do seu sistema dos sete chakras inferiores à medida que você integra as energias. Só quando você se sentir equilibrado e tranqüilos deve prosseguir para o próximo nível. (Se você não puder sentir o equilíbrio, de preferencia espere mais um tempo, não prossiga se você se sentir fora de equilíbrio já que os próximos passos só servirão para desequilíbrar você mais ainda se não estiver ancorado e equilibrado.)

Agora se eleve para seu Oitavo Chacra, alguns pés acima da sua cabeça. Sinta sua conexão com a Mente Arquetipica Superior do Coletivo Humano. Este é o lugar de poder e sonhos e desejos. Permita à si mesmo se conectar apenas com seus sonhos e aspirações mais elevadas para você mesmo e o Planeta. Prencha este chacra com luz dourada radiante e veja a você mesmo transmitindo esta luz para a Mente Coletiva da Espécie Humana, ajudando a transformar de Homo Sapiens (determinada pela mente mais baixa) para Homo Christos (definida pela Mente Superior).

Agora passe para o Nono Chakra, e sinta sua conexão enérgetica com o Planeta. Você é um Trabalhador da Luz e um guardião das Malhas Planetárias. Permita à você mesmo fortalecer as Redes de Cristal transmitindo seu amor incondicional e alegria para o Planeta. É uma linda e maravilhosa criação. Deixe que seja sua mensagem, uma confirmação da sua maravilha e alegria por ser uma parte da contínua criação chamada Planeta Terra nestes tempos miraculosos!

Enquanto você passar para o Décimo Chacra você se abrirá ao seu Ser Superior Solar e você entrará na presença amada Dos Ascendidos e dos Reinos Angélicos de Luz. Sinta o amor e o sustento que vem para você das Dimensões Superiores. Abra-se ao conhecimento a que você tambem tem lugar entre estes seres já que você acessa a luz radiante do seu Décimo Chacra.

Movendo-se sempre para mais alto, abra-se ao Décimo Primeiro Chacra. Este ilumina sua herança Galáctica. Você é uma Semente Estelar, e a essência da sua alma está aqui nas estrelas. Sinta a alegria e o amor que pertence às crianças da Galáxia enquanto eles cuidam de suas missões de criatividade e auto-realização em nome da Energia da Fonte Divina.

E, finalmente, enquanto você entra no Décimo Segundo Chakra, sinta a você mesmo se movendo para dentro da Santificada Energia da Fonte Divina. Você está entrando no lugar da Unidade Divina. Você é Um com Tudo O Que É. Descanse neste momento. Permita que às energias preencham seu Ser. Você esta no Coração de Luz. Você é a Luz. Você está em Casa. Você é Você. Isto é quem Você É. (E enquanto você descansa aqui em radiante ardente luz, permita à sua consciência que toque brevemente no Mistério Divino de toda existência no Décimo Terceiro Chakra.)

Agora - enquanto você retorna, deixe a você mesmo regressar devagar pelo chacras, 12 ao 11, para o 10, 9, 8, 7, e então movimente-se abaixo para a Terra e para dentro da Estrela da Terra, ancorando à si mesmo. Assegure-se que você esta completamente ancorado e volte ao seu corpo antes de você começar qualquer outra atividade.

Você deve agora estar ativado e em equilíbrio!



Vendo a Beleza para criar a Beleza

Meu queridos, enquanto vocês estão neste estado de Divina Graça e Equilíbrio, vejam a Terra e as suas pessoas como um presente da Divina Graça. Vejam a Terra com carinho e Alegria.

É hora de liberar a ilusão final de que a Terra precisa ser um lugar de sofrimento e dor. Isto não é verdade! Mas depende de vocês fazer a mudança - pois vocês sabem que onde vocês focalizam sua energia é o que se torna sua realidade.

Então, se vocês virem um planeta ferido à beira de destruição, isto é o que vocês criarão. Se vocês virem as transformações como castigo pelo pecado e mal, então vocês criarão sofrimento e medo.

Mas - se você virem o presente da Graça de Deus em tudo, é isto que vocês criarão. Isto é chamado de a "Nova Terra" e é baseado em Gratidão, Amor, Aceitação e Beleza. Sim, vejam a Beleza de seu próprio Ser e a de Outros, e assim Deve Ser!




Tradução para o Portugues: Silvia Tognato Magini silvia.tm@uol.com.br

http://www.starchildascension.org/starchild/

OS NIVEIS DO SER HUMANO

Photobucket



E tudo está exatamente
onde, como e porque
deve estar…

*****************************************************

OS NÍVEIS DO SER HUMANO
Há alguns anos, um buscador aproximou-se de um Mestre da
Arte Real (um verdadeiro Místico) e perguntou-lhe:

- Mestre, gostaria muito de saber por que razão os seres humanos
guerreiam-se e por que não conseguem entender-se, por mais que
apregoem estar buscando a Paz e o entendimento, por mais que apregoem
o Amor e por mais que afirmem abominar o Ódio.

- Essa é uma pergunta muito séria. Gerações e gerações a têm feito e
não conseguiram uma resposta satisfatória, por não se darem conta de
que tudo é uma questão de nível evolutivo. A grande maioria da
Humanidade do Planeta Terra está vivendo atualmente no nível 1.
Muitos outros, no nível 2 e alguns outros no nível 3. Essa é a grande
maioria. Alguns poucos já conseguiram atingir o nível 4, pouquíssimos
o nível 5, raríssimos o nível 6 e somente de mil em mil anos aparece
algum que atingiu o nível 7.

- Mas, Mestre, que níveis são esses?

- Não adiantaria nada explicá-los, pois além de não entender, também,
logo em seguida, você os esqueceria e esqueceria também a explicação.
Assim, prefiro levá-lo numa viagem mental, para realizar uma série de
experimentos e aí, então, tenho certeza, você vivenciará e saberá
exatamente o que são esses níveis, cada um deles, nos seus mínimos
detalhes.

Colocou, então, as pontas de dois dedos na testa do
consulente e, imediatamente, ambos estavam em um outro local, em
outra dimensão do Espaço e do Tempo.

O local era uma espécie de bosque, e um homem se
aproximava deles. Ao chegar mais perto, disse-lhe o Mestre:

- Dê-lhe um tapa no rosto.

- Mas por quê? Ele não me fez nada…

- Faz parte do experimento. Dê-lhe um tapa, não muito forte, mas dê-
lhe um tapa!

E o homem aproximou-se mais do Mestre e do consulente.
Este, então, chegou até o homem, pediu-lhe que parasse e, sem nenhum
aviso, deu-lhe um tapa que estalou.

Imediatamente, como se fosse feito de mola, o
desconhecido revidou com uma saraivada de socos e o consulente foi ao
chão, por causa do inesperado do ataque.

Instantaneamente, como num passe de mágica, o Mestre e o
consulente já estavam em outro lugar, muito semelhante ao primeiro e
outro homem se aproximava. O Mestre, então comentou:

- Agora, você já sabe como reage um homem do nível 1. Não pensa. Age
mecanicamente. Revida sem pensar. Aprendeu a agir dessa maneira e
esse aprendizado é tudo para ele, é o que norteia sua vida, é
sua “muleta”. Agora, você testará da mesma maneira, o nosso
companheiro que vem aí, do nível 2.

Quando o homem se aproximou, o consulente pediu que
parasse e lhe deu um tapa. O homem ficou assustado, olhou para o
consulente, mediu-o de cima a baixo e, sem dizer nada, revidou com um
tapa, um pouco mais forte.

Instantaneamente, já estavam em outro lugar muito
semelhante ao primeiro.

- Agora, você já sabe como reage um homem do nível 2. Pensa um pouco,
analisa superficialmente a situação, verifica se está à altura do
adversário e aí, então, revida. Se se julgar mais fraco, não revidará
imediatamente, pois irá revidar à traição. Ainda é carregado pelo
mesmo tipo de “muleta” usada pelo homem do nível 1. Só que analisa um
pouco mais as coisas e fatos da vida. Entendeu? Repita o mesmo com
esse aí que vem chegando.

A cena repetiu-se. Ao receber o tapa, o homem parou,
olhou para o consulente e assim falou:

- O que é isso, moço?… Mereço uma explicação, não acha? Se não me
explicar direitinho por que razão me bateu, vai levar uma surra!
Estou falando sério!

- Eu e o Mestre estamos realizando uma série de experimentos e este
experimento consta exatamente em fazer o que fiz, ou seja, bater nas
pessoas para ver como reagem.

- E querem ver como reajo?

- Sim. Exatamente isso…

- Já reparou que não tem sentido?

- Como não? Já aprendemos ótimas lições com as reações das outras
pessoas. Queremos saber qual a lição que você irá nos ensinar…

- Ainda não perceberam que isso não faz sentido? Por que agredir as
pessoas assim, gratuitamente?

- Queremos verificar – interferiu o Mestre – as reações mais
imediatas e primitivas das pessoas. Você tem alguma sugestão ou
consegue atinar com alguma alternativa?

- De momento, não me ocorre nenhuma. De uma coisa, porém, estou
certo: – Esse teste é muito bárbaro, pois agride os outros. Estou,
realmente, muito assustado e chocado com essa ação de vocês, que
parecem pessoas inteligentes e sensatas. Certamente, deverá haver
algo menos agressivo e mais inteligente. Não acham?

- Enfim – perguntou o buscador – como você vai reagir? Vai revidar?
Ou vai nos ensinar uma outra maneira de conseguir aprender o que
desejamos?

- Já nem sei se continuo discutindo com vocês, pois acho que estou
perdendo meu tempo. São dois malucos e tenho coisas mais importantes
para fazer do que ficar conversando com dois malucos. Afinal, meu
tempo é precioso demais e não vou desperdiçá-lo com vocês. Quando
encontrarem alguém que não seja tão sensato e paciente como eu, vão
aprender o que é agredir gratuitamente as pessoas. Que outro, em
algum outro lugar, revide por mim. Não vou nem perder meu tempo com
vocês, pois não merecem meu esforço… São uns perfeitos idiotas…
Imagine só, dar tapas nos outros… Besteira… Idiotice… Falta do
que fazer… E ainda querem me convencer de que estão buscando
conhecimento… Picaretas! Isso é o que vocês são! Uns picaretas! Uns
charlatães!

Imediatamente, aquela cena apagou-se e já se encontravam
em outro luar, muito semelhante a todos os outros. Então, o Mestre
comentou:

- Agora, você já sabe como age o homem do nível 3. Gosta de analisar
a situação, discutir os pormenores, criticar tudo, mas não apresenta
nenhuma solução ou alternativa, pois ainda usa as mesmas “muletas”
que os outros dois anteriores também usavam. Prefere deixar tudo “pra
lá”, pois “não tem tempo” para se aborrecer com a ação, que prefere
deixar para os “outros”. É um erudito e teórico que fala muito, mas
que age muito pouco e não apresenta nenhuma solução para nenhum
problema, a não ser a mais óbvia e assim mesmo, olhe lá… É um
medíocre enfatuado, cheio de erudição, que se julga o “Dono da
Verdade”, que se acha muito “entendido” e que reclama de tudo e só
sabe criticar. É o mais perigoso de todos, pois costuma deter cargos
de comando, por ser, geralmente, portador de algum diploma
universitário em nível de bacharel (mais uma outra “muleta”) e se
pavoneia por isso. Possui instrução e muita erudição. Já consegue ter
um pouquinho mais de percepção das coisas, mas é somente isso. Ainda
precisa das “muletas” para continuar vivendo, mas começa a perceber
que talvez seja melhor andar sem elas. No entanto, por “preguiça
vital” e simples falta de força de vontade, prefere continuar a
utilizá-las. De resto, não passa de um medíocre enfatuado que sabe
apenas argumentar e tudo criticar. Vamos, agora, saber como reage um
homem do nível 4. Faça o mesmo com esse que aí vem.

E a cena repetiu-se.

O caminhante olhou para o buscador e perguntou:

- Por que você fez isso? Eu fiz alguma coisa errada? Ofendi você de
alguma maneira? Enfim, gostaria de saber por que motivo você me
bateu. Posso saber?

- Não é nada pessoal. Eu e o Mestre estamos realizando um experimento
para aprender qual será a reação das pessoas diante de uma agressão
imotivada.

- Pelo visto, já realizaram este experimento com outras pessoas. Já
devem ter aprendido muito a respeito de como reagem os seres humanos,
não é mesmo?

- É… Estamos aprendendo um bocado. Qual será sua reação? O que
pensa de nosso experimento? Tem alguma sugestão melhor?

- Hoje, vocês me ensinaram uma nova lição e estou muito satisfeito
com isso e só tenho a agradecer por me haverem escolhido para
participar deste seu experimento. Apenas acho que vocês estão
correndo o risco de encontrar alguém que não consiga entender o que
estão fazendo e revidar à agressão. Até chego a arriscar-me a afirmar
que vocês já encontraram esse tipo de pessoa, não é mesmo? Mas também
se não corrermos algum risco na vida, nada, jamais, poderá ser
conseguido, em termos de evolução. Sob esse ponto de vista, a
metodologia experimental que vocês imaginaram é tão boa como outra
qualquer. Já encontraram alguém que não entendesse o que estão a
fazer e igualmente reações hostis, não é mesmo? Por outro lado, como
se trata de um aprendizado, gostaria muito de acompanhá-los para
partilhar desse aprendizado. Aceitar-me-iam como companheiro de
jornada? Gostaria muito de adquirir novos conhecimentos. Posso ir com
vocês?

- E se tudo o que dissemos for mentira? E se estivermos mal-
intencionados? – perguntou o Mestre – Como reagiria a isso?

- Somente os loucos fazem coisas sem uma razão plausível. Sei, muito
bem, distinguir um louco de um são e, definitivamente, tenho a mais
cristalina das certezas de que vocês não são loucos. Logo, alguma
razão vocês deverão ter para estarem agredindo gratuitamente as
pessoas. Essa razão que me deram é tão boa e plausível como qualquer
outra. Seja ela qual for, gostaria de seguir com vocês para ver se
minhas conjecturas estão certas, ou seja, de que falaram a verdade e,
se assim o for, compartilhar da experiência de vocês. Enfim, desejo
aprender cada vez mais, e esta é uma boa ocasião para isso. Não
acham?

Instantaneamente, tudo se desfez e logo estavam em outro
ambiente, muito semelhante aos anteriores. O Mestre assim comentou:

- O homem do nível 4 já está bem distanciado e se desligando
gradativamente dos afazeres mundanos. Já sabe que existem outros
níveis mais baixos e outros mais elevados e está buscando apenas
aprender mais e mais para evoluir, para tornar-se um sábio. Não é, em
absoluto um erudito (embora até mesmo possa possuir algum diploma
universitário) e já compreende bem a natureza humana para fazer
julgamentos sensatos e lógicos. Por outro lado, possui uma
curiosidade muito grande e uma insaciável sede de conhecimentos. E
isso acontece porque abandonou suas “muletas” há muito pouco tempo,
talvez há um mês ou dois. Ainda sente falta delas, mas já compreendeu
que o melhor mesmo é viver sem elas. Dentro de muito pouco tempo, só
mais um pouco de tempo, talvez mais um ano ou dois, assim que se
acostumar, de fato, a sequer pensar nas muletas, estará realmente
começando a trilhar o caminho certo para os próximos níveis. Mas
vamos continuar com o nosso aprendizado. Repita o mesmo com este
homem que aí vem, e vamos ver como reage um homem do nível 5.

O tapa estalou.

- Filho meu… Eu bem o mereci por não haver logo percebido que
estavas necessitando de ajuda. Em que te posso ser útil?

- Não entendi… Afinal, dei-lhe um tapa. Não vai reagir?

- Na verdade, cada agressão é um pedido de ajuda. Em que te posso
ajudar, filho meu?

- Estamos dando tapas nas pessoas que passam, para conhecermos suas
reações. Não é nada pessoal…

- Então, é nisso que te posso ajudar? Ajudar-te-ei com muita
satisfação pedindo-te perdão por não haver logo percebido que desejas
aprender. É meritória tua ação, pois o saber é a coisa mais
importante que um ser humano pode adquirir. Somente por meio do saber
é que o homem se eleva. E se estás querendo aprender, só tenho
elogios a te oferecer. Logo aprenderás a lição mais importante que é
a de ajudar desinteressadamente as pessoas, assim como estou a fazer
com vocês, neste momento. Ainda terás um longo caminho pela frente,
mas se desejares, posso ser o teu guia nos passos iniciais e te
poupar de muitos transtornos e dissabores. Sinto-me perfeitamente
capaz de guiar-te nos primeiros passos e fazer-te chegar até onde me
encontro. Daí para diante, faremos o restante do aprendizado juntos.
O que achas da proposta? Aceitas-me como teu guia?

Instantaneamente, a cena se desfez e logo se viram em
outro caminho, um pouco mais agradável do que os demais, e o Mestre
assim se expressou:

- Quando um homem atinge o nível 5, começa a entender que a
Humanidade, em geral, digamos, o homem comum, é como uma espécie de
adolescente que ainda não conseguiu sequer se encontrar e, por esse
motivo, como todo e qualquer bom adolescente, é muito inseguro e,
devido a essa insegurança, não sabe como pedir ajuda e agride a todos
para chamar atenção sobre si mesmo e pedir, então, de maneira velada
e indireta, a ajuda de que necessita. O homem do nível 5 possui a
sincera vontade de ajudar e de auxiliar a todos desinteressadamente,
sem visar vantagens pessoais. É como se fosse uma Irmã Dulce ou uma
Madre Teresa de Calcutá, da vida. Sabe ser humilde e reconhece que
ainda tem muito a aprender para atingir níveis evolutivos mais
elevados. E deseja partilhar gratuitamente seus conhecimentos com
todos os seres humanos. Compreende que a imensa maioria dos seres
humanos usa “muletas” diversas e procura ajudá-los, dando-lhes
exatamente aquilo que lhe é pedido, de acordo com a “muleta” que
estão usando ou com o que lhes é mais acessível no nível em que se
encontram. A partir do nível 5, o ser humano adquire a faculdade de
perceber em qual nível o seu interlocutor se encontra. Agora, dê um
tapa nesse homem que aí vem. Vamos ver como reage o homem do nível 6.

E o buscador iniciou o ritual. Pediu ao homem que parasse
e lançou a mão ao seu rosto. Jamais entenderá como o outro, com um
movimento quase instantâneo, desviou-se e a sua mão atingiu apenas o
vazio.

- Meu filho querido! Por que você queria ferir-se a si mesmo? Ainda
não aprendeu que agredindo os outros você estará agredindo a si
mesmo? Você ainda não conseguiu entender que a Humanidade é um
organismo único e que cada um de nós é apenas uma pequena célula
desse imenso organismo? Seria você capaz de provocar,
deliberadamente, em seu corpo, um ferimento que vai doer muito e cuja
cicatrização orgânica e psíquica vai demorar e causará muito
sofrimento inútil?

- Mas estamos realizando um experimento para descobrir qual será a
reação das pessoas a uma agressão gratuita.

- Por que você não aprende primeiro a amar? Por que, em vez de dar um
tapa, não dá um beijo nas pessoas? Assim, em lugar de causar-lhes
sofrimento, estará demonstrando Amor. E o Amor é a Energia mais
poderosa e sublime do Universo. Se você aprender a lição do Amor,
logo poderá ensinar Amor para todas as outras células da Humanidade,
e tenho a mais concreta certeza de que, em muito pouco tempo, toda a
Humanidade será um imenso organismo amoroso que distribuirá Amor por
todo o planeta e daí, por extensão, emitirá vibrações de Amor para
todo o Universo. Eu amo a todos como amo a mim mesmo. No instante em
que você compreender isso, passará a amar a si mesmo e a todos os
demais seres humanos da mesma maneira e terá aprendido a Regra de
Ouro do Universo: – Tudo é Amor! A vida é Amor! Nós somos centelhas
de Amor! E por tanto amar você, jamais poderia permitir que você se
ferisse, agredindo a mim. Se você ama uma criança, jamais permitirá
que ela se machuque ou se fira, porque ela ainda não entende que se
agir de determinada maneira perigosa irá ferir-se e irá sofrer. Você
a amparará, não é mesmo? Você deverá aprender, em primeiro lugar, a
Lição do Amor, a viver o Amor em toda sua plenitude, pois o Amor é
tudo e, se você está vivo, deve sua vida a um Ato de Amor. Pense
nisso, medite muito sobre isso. Dê Amor gratuitamente. Ensine Amor
com muito Amor e logo verá como tudo a seu redor vai ficar mais
sublime, mais diáfano, pois você estará flutuando sob os influxos da
Energia mais poderosa do Universo, que é o Amor. E sua vida será
sublime…

Instantaneamente, tudo se desfez e se viram em outro
ambiente, ainda mais lindo e repousante do que este último em que
estiveram. Então o Mestre falou:

- Este é um dos níveis mais elevados a que pode chegar o Ser Humano
em sua senda evolutiva, ainda na Matéria, no Planeta Terra. Um homem
que conseguiu entender o que é o Amor, já é um Homem Sublime,
Inefável e quase Inatingível pelas infelicidades humanas, pois já
descobriu o Começo da Verdade, mas ainda não a conhece em toda sua
Plenitude, o que só acontecerá quando atingir o nível 7. Logo você
descobrirá isso. Dê um tapa nesse homem que aí vem chegando.

E o buscador pediu ao homem que parasse. Quando seus
olhares se cruzaram, uma espécie de choque elétrico percorreu-lhe
todo o corpo e uma sensação mesclada de amor, compaixão, amizade
desinteressada, compreensão, de profundo conhecimento de tudo que se
relaciona à vida e um enorme sentimento de extrema segurança encheram-
lhe todo o seu ser.

- Bata nele! – ordenou o Mestre.

- Não posso, Mestre, não posso…

- Bata nele! Faça um grande esforço, mas terá que bater nele! Nosso
aprendizado só estará completo se você bater nele! Faça um grande
esforço e bata! Vamos! Agora!

- Não, Mestre. Sua simples presença já é suficiente para que eu
consiga compreender a futilidade de lhe dar um tapa. Prefiro dar um
tapa em mim mesmo. Nele, porém, jamais!

- Bate-me – disse o Homem com muita firmeza e suavidade – pois só
assim aprenderás tua lição e saberás finalmente, porque ainda existem
guerras na Humanidade.

- Não posso… Não posso… Não tem o menor sentido fazer isso…

- Então – tornou o Homem – já aprendeste tua lição. Quem, dentre
todos em quem bateste, a ensinou para ti? Reflete um pouco e me
responde.

- Acho que foram os três primeiros, do nível 1 ao nível 3. Os outros
apenas a ilustraram e a complementaram. Agora, compreendo o quão
atrasados eles estão e o quanto ainda terão que caminhar na senda
evolutiva para entender esse fato. Sinto por eles uma compaixão
muito profunda. Estão de “muletas” e não sabem disso. E o pior de
tudo é que não conseguem perceber que é até muito simples e muito
fácil abandoná-las e que, no preciso instante em que a s abandonarem,
começarão a progredir. Era essa a lição que eu deveria aprender?

- Sim, filho meu. Essa é apenas uma das muitas facetas do Verdadeiro
Aprendizado. Ainda terás muito que aprender, mas já aprendeste a
primeira e a maior de todas as lições. Existe a Ignorância! – volveu
o Homem com suavidade e convicção – Mas ainda existem outras coisas
mais que deves ter aprendido. O que foi?

- Aprendi, também, que é meu dever ensiná-los para que entendam que a
vida está muito além daquilo que eles julgam ser muito importante -
as suas “muletas” – e também sua busca inútil e desenfreada por
sexo, status social, riquezas e poder. Nos outros níveis, comecei a
entender que para se ensinar alguma coisa para alguém é preciso que
tenhamos aprendido aquilo que vamos ensinar. Mas isso é um processo
demorado demais, pois todo mundo quer tudo às pressas,
imediatamente…

- A Humanidade ainda é uma criança , mal acabou de nascer, mal acabou
de aprender que pode caminhar por conta própria, sem engatinhar, sem
precisar usar “muletas”. O grande erro é que nós queremos fazer tudo
às pressas e medir tudo pela duração de nossas vidas individuais. O
importante é que compreendamos que o tempo deve ser contado em termos
cósmicos, universais. Se assim o fizermos, começaremos, então, a
entender que o Universo é um organismo imenso, ainda relativamente
novo e que também está fazendo seu aprendizado por intermédio de nós -
seres vivos conscientes e inteligentes que habitamos planetas
disseminados por todo o Espaço Cósmico. Nossa vida individual só terá
importância, mesmo, se conseguirmos entender e vivenciar, este
conhecimento, esta grande Verdade: – Somos todos uma imensa equipe
energética atuando nos mais diversos níveis energéticos daquilo que é
conhecido como Vida e Universo, que, no final das contas, é tudo a
mesma coisa.

- Mas sendo assim, para eu aprender tudo de que necessito para poder
ensinar aos meus irmãos, precisarei de muito mais que uma vida. Ser-
me-ão concedidas mais outras vidas, além desta que agora estou
vivendo?

- Mas ainda não conseguiste vislumbrar que só existe uma única Vida e
tu já a estás vivendo há milhões e milhões de anos e ainda a viverás
por mais outros tantos milhões, nos mais diversos níveis? Tu já foste
energia pura, átomo, molécula, vírus, bactéria, enfim, todos os seres
que já apareceram na escala biológica. E tu ainda és tudo isso.
Compreende, filho meu, nada se cria, nada se perde, tudo se
transforma.

- Mas mesmo assim, então, não terei tempo, neste momento atual de
minha manifestação no Universo, de aprender tudo o que é necessário
ensinar aos meus irmãos que ainda se encontram nos níveis 1, 2 e 3.

- E quem o terá jamais, algum dia? Mas isso não tem a menor
importância, pois tu já estás a ensinar o que aprendeste, nesta breve
jornada mental. Já aprendeste que existem 7 níveis evolutivos
possíveis aos seres humanos, aqui, agora, neste Planeta Terra. O
Autor deste conto conseguiu transmiti-lo, há alguns milênios, através
da Tradição Oral, durante muitas e muitas gerações. O Autor deste
trabalho, ao ler esse conto, há muitos anos atrás, também aprendeu a
mesma lição e agora a está transmitindo para todos aqueles que vierem
a lê-lo e, no final, alguns desses leitores, um dia, ensinarão essa
mesma lição a outros irmãos humanos. Compreendes, agora, que não será
necessário mais do que uma única vida como um ser humano, neste
Planeta Terra, para que aprendas tudo e que possas transmitir esse
conhecimento a todos os seres humanos, nos próximos milênios
vindouros? É só uma questão de tempo, não concordas, filho meu?
Agora, se quem deste aprendizado tomar conhecimento e, assim mesmo,
não desejar progredir, não quiser deixar de lado as “muletas” que
está usando ou não quiser aceitar essa verdade tão cristalina, o
problema e a responsabilidade já não serão mais teus. Tu e todos os
demais que estão transmitindo esse conhecimento já cumpriram as suas
partes. Que os outros, os que dele estão tomando conhecimento,
cumpram as suas. Para isso são livres e possuem o discernimento e o
livre-arbítrio suficientes para fazer suas escolhas e nada tens com
isso. Entendeste, filho meu?

DISCÍPULOS DA HIERARQUIA:

Photobucket

Desafio Essencial

SEU DESAFIO ESSENCIAL

Existem doze sinais por meio dos quais podemos reconhecer os que servem à Hierarquia.

1 – O primeiro sinal é a nobreza.
Quem serve à Hierarquia é nobre em seus pensamentos, palavras e acções.
É nobre em todos os seus relacionamentos.
Obtemos nobreza quando vivemos segundo as regras e os princípios da Hierarquia, quando vivemos na presença do “Olho Vigilante”.

Uma pessoa nobre é solene, serena, auto-controlada, precisa, sábia e muito
educada.
Quando encontramos uma pessoa nobre, sabemos que está aqui, na Terra, para trazer beleza, bondade, verdade, alegria e liberdade.

2 – O segundo sinal é o esforço na procura da perfeição.
Evidencia um trabalho em andamento para aperfeiçoar sua personalidade, sua criatividade, os relacionamentos e o conhecimento.
Tenta continuamente melhorar seu estado de consciência.
Ninguém que sirva à Hierarquia é preguiçoso.
É tudo ritmo.
É como uma corrente: está ritmicamente activo.

3 – O terceiro sinal é sua atitude progressista.
Pensa para o futuro.
Planifica para o futuro, sem ignorar as circunstâncias passadas e as presentes.
A visão do futuro o inspira para que planifique, decida e organize.
Não está apegado a atitudes passadas.
Não ignora os valores passados, mas procura sempre novos modos e meios para introduzir mais luz e amor e melhores relacionamentos em todos os âmbitos de atuação humana.

Vive com o pensamento nos novos tempos.
Não repete antigos hábitos, condutas e atitudes. Trata de criar algo novo que se adapte melhor à sua visão do futuro.

Pode ser encontrado em qualquer campo, e nesse se eleva como o chamado do futuro.
Exerce pressão moral sobre seu meio ambiente.
Não força os demais, mas sua presença faz com que trabalhem e tratem de avançar para o futuro.

4 – O quarto sinal de quem serve à Hierarquia é a inclusividade.
Não é separatista.
Não nos referimos somente à discriminação racial.
Uma pessoa inclusiva não só respeita a existência dos demais como também está aberta a novas idéias, novas visões e novo conhecimento, igualmente a novas maneiras de fazer as coisas, que se adeqúem melhor às metas.

Não está cristalizada em suas crenças e tradições.
Enfoca respeitosamente todas as tradições e opiniões, o mesmo para o trabalho, a cultura e as tradições dos demais, e vê beleza, significado, futuro e utilidade neles.
A Hierarquia defende a todos, a todas as sendas de investigação, a toda experiência genuína.
Todo conhecimento, em qualquer campo, é precioso para quem serve à Hierarquia.

A Hierarquia advoga pela inclusividade.
Quem serve à Hierarquia é como uma galinha que reúne os pintinhos debaixo de suas asas.
Cada nação tem sua bela cultura.
Quem serve à Hierarquia respeita todas as culturas. Não somente as respeita como também tenta compreendê-las, amá-las e desfrutá-las.

A inclusividade é o esforço progressista para brindar unidade e síntese.

5 – O quinto sinal de quem serve à Hierarquia é a criatividade.
Criatividade em tudo: idéias, pensamentos, palavras, atitudes, artes, negócios e no lar.
Em todos esses âmbitos e em outros, quem serve à Hierarquia manifesta
criatividade.

Criatividade significa construir os modos e os meios que possam satisfazer as crescentes necessidades da humanidade.
Que possam expandir o sentido de beleza da humanidade.
Essas pessoas não se contentam com o que são e com o que podem fazer. Avançam continuamente e procuram novas ideias, visões, inspirações, impressões e revelações.
Tentam concretizar essas coisas em formas, actividades e relacionamentos novos para satisfazer as crescentes necessidades da humanidade e oferecer uma visão nova para a consciência humana em expansão.

6 – O sexto sinal de quem serve à Hierarquia é a honestidade.
Sem honestidade não podemos conduzir, inspirar, criar confiança ou irradiar luz.
Qualquer acção para explorar os seres humanos com ideias, propósitos ou atitudes cria horríveis consequências e enterra a causa.

Ninguém pode denominar-se servidor da Hierarquia se não se graduou em honestidade na Escola da Vida.
Um servidor da Hierarquia é honesto nas influências sobre os demais.
Essa pessoa é honesta, não porque os outros sejam honestos ou desonestos, e sim porque sua natureza é sê-lo.

A honestidade impõe harmonia e ritmo, e faz com que a Hierarquia influencie os âmbitos nos quais as pessoas honestas moram.

7 – O sétimo sinal é estar livre de preconceito.
Quem serve à Hierarquia não tem a mente controlada pelo que as pessoas são, fazem ou dizem.
Tem sua própria luz e funciona nela.
Os pensamentos, palavras, acções e conduta dos demais não velam sua luz. Não permite que os demais o condicionem, pois não reage segundo as expectativas deles.
Manifesta beleza, bondade, alegria e liberdade sem ser condicionado pelos que tentam lhe impor suas normas e estados de ânimo.

Em sentido mais profundo, estar livre de preconceito significa estar livre para actuar sob a luz da beleza, da bondade, da justiça, da alegria e da inclusividade. Quem está livre de preconceito não prejudica a quem tenta lhe prejudicar, e sim o cuida mais.
Tenta encontrar algum caminho para que este se ilumine, para que expanda sua consciência e tenta ajudá-lo para que se liberte das suas limitações.
Isso é parte de seu serviço.

8 – O oitavo sinal é estar livre de vaidade e ego.
Esses dois vícios andam juntos.

Toda pessoa egoísta está cheia de vaidade.
Em realidade, o ego é formado por imagens de vaidade.

Quem serve à Hierarquia está livre de vaidade.
Conhece-se exactamente como é. Sabe exactamente o que tem ou o que não tem. Sabe exactamente o que pode fazer e o que não pode.
O ego põe medidas falsas ante teus olhos e na tua mente.
Quem serve à Hierarquia serve aos demais e trata de salvá-los e elevá-los. Trata de fazer com que a gente volte a si.
Nada o pode derrotar com obras próprias da obscuridade.
Não poderá ser derrotado porque isso só pode ser feito quando existe vaidade e ego.

9 – O nono sinal de quem serve à Hierarquia é a retidão.
A rectidão é a substância com a que está constituído um servidor da Hierarquia.
As pessoas pensam que a retidão é uma virtude que se aprende na infância, mas a verdadeira origem radica nas normas impressas em nossa Alma nos Mundos Sutis.
A assimilação dos valores verdadeiros nos Mundos Sutis floresce como rectidão nas encarnações terrenas.

Não é fácil ensinar a alguém ser recto, mas quando tem experiência nos valores verdadeiros, é naturalmente recto.
Os servidores da Hierarquia são rectos em todos os seus pensamentos, expressões e relacionamentos porque conhecem a Lei de Carma e conhecem os princípios que dominam nos Mundos Sutis.

Os Grandes não se auto-promovem.
São reconhecidos pelos frutos.
Os componentes da Hierarquia não pensam sobre eles mesmos como corpos, formas ou personalidades.
Pensam sobre eles mesmos como ideias, direcções, correntes de energia, virtudes ou luzes.
As pessoas os denominam com muitos nomes.
Mas eles não são nomes, quadros ou imagens.
São princípios, fontes de beleza e guia, e visões do futuro.

Nos seus estados reais, são como sinfonias, flechas de energia, pontes entre
mundos, arco-íris entre margens.
Se os limitamos em formas humanas e os convertemos apenas em imagens da debilidade humana, ou os tornamos tão abstractos que a imaginação humana não pode concebê-los, trabalhamos contra a obra que eles tentam realizar: construir uma ponte entre o que o homem é agora e o que pode vir a ser no futuro.

10 – O décimo sinal é a fidelidade à causa humana.
Um servidor da Hierarquia tenta unir a humanidade e protegê-la de serpentes e coiotes.
Cuida da sobrevivência da humanidade e sua perfeição futura.
Cuida o planeta para que ele esteja sadio, para poder nutrir seus filhos.
Sofre com os que sofrem nas mãos dos poderosos.
Tenta inspirar neles o espírito da liberdade e a libertação.
Para ele, não existe causa superior à causa da humanidade, e pode subordinar todos os seus interesses ao interesse mundial.

Tais pessoas são extraordinárias.
Podemos descobrir como aumenta seu número por todos os lugares.

11 – O décimo primeiro sinal é o sacrifício e o heroísmo.
No trabalho mais insignificante, quem serve à Hierarquia evidencia espírito
abnegado, e em época de crise irradia espírito heróico.
Evidencia coragem, intrepidez e audácia.
Sacrifica seu tempo, seu dinheiro, suas propriedades e até sua vida se for
necessário.
Vive uma vida perigosa, mas não é tolo.
Não é descuidado.
É cauto e extremamente cumpridor das normas.
Sabe que a vida é perigosa, e também sabe que a senda mais curta e rápida é
também a mais perigosa.

12 – O décimo segundo sinal é a bondade ou a boa-vontade.
Um servidor da Hierarquia deseja o bem para todos, até para aqueles que não podem viver segundo suas normas.
Pensa bem, fala bem e actua em favor do bem, sem discriminação, porque sabe que tendo completa boa-vontade, transmite a vontade de quem governa o universo.

Todo discípulo verdadeiro é um servidor da Hierarquia.

A Hierarquia é uma fonte de bondade.
Tudo o que tenta fazer é ensinar que sejamos bons, que expressemos boa-vontade, e jamais quebrantemos esse princípio com nossos pensamentos, palavras e acções.

É dito que aqueles que chegaram a ser Mestres são os que, durante milhares de anos, não caíram nas armadilhas da má intenção, da difamação e da traição.
A existência de tais vícios em qualquer ser humano revela de imediato que não é um trabalhador da Hierarquia, não importando com que roupa ou posição se apresente.

A bondade é a base da vida de um trabalhador da Hierarquia.
Quando encontramos essas pessoas, nos sentimos seguros, protegidos e abençoados.

Fonte: El discípulo: su desafío esencial
Torkom Saraydarian, Buenos Aires, Kier, 1991
Texto extraído e adaptado pela Equipa de Carina Greco

Cientistas da Búlgaria afirmam: “Já estão entre nós!”

pleiadian star cluster Pictures, Images and Photos



. . Estão entre nós a muito tempo! . .

Cientistas do Governo Búlgaro são os primeiros a declarar oficialmente que estão em contato com extraterrestres.


Deixamos para apreciação dos leitores a notícia divulgada hoje, 26-11-2009, no diário Britânico Telegraph.co.uk:


‘Estrangeiros’ do espaço já estão entre nós na Terra, dizem cientistas do governo búlgaro que afirmam estar em contato com vida extraterrestre.
O trabalho de decifrar um complexo conjunto de símbolos que lhes foi enviado está em andamento, disseram os cientistas do Instituto de Pesquisas Espaciais do país.

Alegam que os ‘estrangeiros’ estão a responder a 30 perguntas formuladas pelos responsáveis no governo, desde o Instituto de Investigações Espaciais da Academia Búlgara de Ciências.

Lachezar Filipov, vice-diretor do Instituto de Pesquisas Espaciais da Academia de Ciências da Bulgária, confirmou a investigação.

Ele disse que os investigadores do centro de análise foram 150 círculos em plantações de todo o mundo, que eles acreditam que responder as perguntas.

“Os estrangeiros estão atualmente ao redor de nós, e estão nos observando o tempo todo”, disse à imprensa Filipov búlgaro.

“Eles não são hostis a nós, em vez disso, eles querem nos ajudar, mas não temos nos desenvolvido o suficiente a fim de estabelecer contato direto com eles.”

Filipov disse que até a sede da Igreja Católica, o Vaticano, concordou que os estrangeiros existem.

Ele disse que os seres humanos não estão sendo capazes de estabelecer contato com os extraterrestres através de ondas de rádio, mas que este contato se estabelece através do poder do pensamento.

“A raça humana, certamente vai ter contato direto com os estrangeiros nos próximos 10 a 15 anos”, disse ele.

“Extraterrestres são críticos do comportamento imoral do povo referindo-se a interferência dos humanos nos processos da natureza.”

A publicação dos pesquisadores relatório ‘BAS’ sobre a comunicação com os estrangeiros vem em meio a uma controvérsia sobre o papel, a viabilidade, e da reforma da Academia de Ciências da Bulgária.

Na semana passada, foi conduzido um debate acalorado entre o ministro das Finanças da Bulgária, Simeon Djankov, e presidente Georgi Parvanov.

PORQUE UMA ALIMENTAÇAO BIOLOGICA?

Photobucket



http://www.biocoop.coop/

http://www.biomiosotis.com/

http://www.biohorta.com/

http://www.agrobio.pt/

http://www.biologicaonline.net/pt/

http://www.urzebiologica.com/

http://www.quintinha.com/

http://www.raizes.org/


mais saudaveis

em media os alimentos biologicos tem niveis mais elevados de vitaminas e de minerais essenciais,de hidratos de carbono e de proteinas.neles ha tambem mais antioxidantes que,entre outros beneficios para o nosso corpo,ajudam a prevenir o cancro.
nao contem aditivos alimentares que agravam problemas de saude como as doencas de coracao,a osteoporose ou as simples dores de cabeca.
nao usam pesticidas sinteticos,herbicidas e fertilizantes quimicos,hormonas de crescimento ou antibioticos.mais de 400 destes pesticidas sao utilizados de forma rotineira na agricultura convencional.muitas alergias,asma e outras doencas que invadiram o nosso quotidiano estao relacionadas com o uso destes produtos.e nao admitem a inclusao de trangenicos,organismos geneticamente modificados,na cadeia alimentar.nos produtos bio nao ha trangenicos.
os solos regenerados e fertilizados de forma natural criam vegetais,arvores e frutos mais saudaveis e alimentam animais em cuja carne,leite e ovos podemos confiar.
para a nossa saude e decisivo comer bem.e e essencial que os produtos sejam saudaveis e naturais.uma garantia que dao os produtos bio.

mais seguros

a seguranca alimentar comeca na forma como os alimentos que comemos sao produzidos.e continua no controlo que e feito sobre a sua transformacao e sobre a sua comercializacao.os produtos bio sao seguros,mais seguros certamente pela forma como sao produzidos.e a terra que e mais sa e se torna mais equilibrada,porque fertilizada com materia organica,e a agua que esta mais pura,sem produtos perigosos que se infiltram e a vao contaminando,e o ambiente que respira saude.
e e a maneira de fazer agricultura,o modo de producao biologico,tecnicamente avancado mas respeitando o equilibrio da natureza,os tempos de crescimento e maturacao.
os produtos bio sao tambem seguros,mais seguros certamente,pela forma como e controlado todo o percurso,da terra ate as maos dos consumidores.armazenamento, transporte,transformacao,embalagem,tudo em regras definidas claramente na lei.
nenhum outro produto alimentar e sujeito ao controlo e acompanhamento que e feito aos produtos da agricultura biologica.para a seguranca dos consumidores.

"a agricultura biologica nao e para interbio apenas uma questao de alteracao de metodos ou tecnicas de producao"amigas do ambiente".representa,tambem,uma nova postura de responsabilidade e rigor na gestao do territorio,nas relacoes sociais e na proteccao dos recursos naturais em beneficio,sobretudo,da defesa dos direitos e interesses dos consumidores."
maria santos,presidente da direccao da interbio


mais saborosos

quem prova sabe e compreende.os produtos da agricultura biologica sabem melhor.neles reencontramos sabores que pareciam perdidos,verdadeiramente produzidos pela natureza.neles reencontramos a consistencia certa,o sabor verdadeiro,sem quimicos de sintese nem aditivos.talvez por isso tambem, cada vez mais grandes chefes de cozinha e excelentes restaurantes escolhem produtos bio.

"nos produtos biologicos da se como que uma concentracao do sabor.
os frutos e os vegetais,poderao nao ser tao bonitos como os de producao industrial,que sacrificam ao brilho da pele e a regularidade da forma,o potencial nutricional dos alimentos.
mas,criados sem o recurso a pesticidas nem conservantes,os produtos biologicos,necessitam apenas de uma lavagem rapida em agua corrente,respeitam melhor os nutrientes dos alimentos,permitem-nos absorver sem receio as saborosas fibras das cascas dos frutos e de alguns legumes e preservam de forma assinalavel,o sabor especifico de cada especie.
de tao ligados a seguranca alimentar e a nutricao,raramente se assinala nos alimentos de producao biologica,a sua supremacia em sabor."

maria de lourdes modesto


e os precos?

e um dos "mitos" que importa esclarecer:em boa parte os precos dos produtos da agricultura biologica sao um pouco(nao muito!)mais caros do que a media dos produtos convencionais.mas e preciso comparar mesmo e verificar regularmente.
porque mesmo nos produtos convencionais a qualidade paga se e os precos sobem ,descem e sobem constantemente.mas os da agricultura biologica tem vindo sempre a descer.
e ainda outras razoes que,em boa verdade,sao as mais importantes:
o que poupamos por se conservarem mais tempo(quanta fruta,quantos legumes convencionais nao aguentam uma semana?
o que pagamos todos para recuperar o ambiente contaminado:que preco tem preservar o ambiente e assegurar o futuro?
o que pagamos todos para prevenir ou tratar as doencas em animais,vegetais e frutos.

"pessoalmente,atribuo muita importancia ao sector da agricultura biologica, uma vez que os produtos biologicos representam uma escolha importante nas sociedades modernas, nao so para os agricultores como para os consumidores. O papel da agricultura biologica enquanto fornecedora de bens de utilidade publica e conhecido, principalmente em termos de proteccao do ambiente e do bem estar dos animais. Alem disso, o apoio a agricultura biologica e ao modo de producao biologico oferece um grande potencial em termos de criacao de empregos e de crescimento economico nas comunidades rurais, em beneficio dos agricultores e da sociedade em geral. Em Potugal, o sector biologico registou um crescimento impressionante nos ultimos tres anos. Estou convicta de que esse crescimento continuara, uma vez que o interesse dos consumidores neste metodo de producao nao deixa de aumentar."

Mariann Fischer Boel
Comissaria Europeia para a Agricultura e Desenvolvimento Rural



Preservar o Futuro dos Nossos Filhos

Na producao biologica os agricultores utilizam actualmente tecnicas muito avancadas, com excelente rendimento, e ao mesmo tempo contribuem para o equilibrio dos ecossistemas e para reduzir a poluicao. Estao, desta forma, a preservar o nosso futuro. Valores tao essenciais como respeitar os ciclos da Natureza, a capacidade de producao dos solos, o bem-estar dos animais, nao sao incompativeis com uma producao equilibrada e rentavel. Pelo contrario, a agricultura biologica esta a desenvolver-se a um ritmo admiravel e com ela diminui a desertificacao do interior em toda a Europa e cresce a economia e a coesao social das zonas rurais. Consumir produtos biologicos e hoje, tambem, apoiar a proteccao do ambiente, a bio-diversidade, a preservacao dos recursos naturais, o desenvolvimento sustentavel, a criacao de emprego para muitos jovens.
Faz parte de uma forma de estar no mundo mais responsavel, solidaria, justa e criativa.
Estamos a preservar o nosso futuro e, acima de tudo a preservar o futuro dos nossos filhos.


A Interbio - Associacao Interprofissional para a Agricultura Biologica - e uma Associacao sem fins lucrativos, de natureza interprofissional, que nasceu em 2005 para defesa e representacao dos interesses dos operadores da agriculutura biologica. Pretende ser um interlocutor priviligiado para o desenvolvimento da agricultura biologica e propoe-se lancar accoes que, em Portugal, assegurem a qualidade e a seguranca alimentar, no respeito da sua Diversidade e da sua certificada genuinidade. Pretende tambem assumir uma posicao exigente e determinada em defesa da credibilizacao da agricultura biologica em todas as suas vertentes.


A marca Portugal Bio indica produtos de agricultura biologica produzidos ou transformados em Portugal. Alem da garantia adicional de que estes produtos cumprem todas as exigencias do regulamento europeu em vigor, indica tambem uma maior proximidade ao produtor.
E isto significa para o consumidor que houve menos gasto de energia no transporte, menos emissoes de CO2, menos impacto das alteracoes climaticas, mais preservacao da biodiversidade e do ambiente.

www.interbio-bio.blogspot.com

O QUE É O FLUOR?

fluoride msg Pictures, Images and Photos



Características principais

Em CNTP, o flúor é um gás corrosivo de coloração amarelo-pálido, fortemente oxidante. É o elemento mais eletronegativo e o mais reativo dos ametais e forma compostos com praticamente todos os demais elementos, incluindo os gases nobres xenônio e radônio. Inclusive em ausência de luz e baixas temperaturas reage explosivamente com o hidrogênio. Jatos de flúor no estado gasoso atacam o vidro, metais, água e outras substâncias, que reagem formando uma chama brilhante. O flúor sempre se encontra combinado na natureza e tem afinidade por muitos elementos, especialmente o silício, não podendo ser guardado em recipientes de vidro.
Em solução aquosa de seus sais, o flúor apresenta-se normalmente na forma de íons fluoretos, F–. Outras formas são complexos de flúor como o [FeF4]–, ou o H2F+.
Os fluoretos são compostos nas quais os ions fluoretos estão ligados a algum resto químico de carga positiva.
O flúor é um elemento químico essencial para o ser humano.
[editar]História

O flúor (do latim fluere = "fluir") formando parte do mineral fluorita, CaF2, foi descrito em 1529 por Georgius Agricola por seu uso como fundente, empregado para reduzir os pontos de fusão de metais ou minerais. Em 1670 Heinrich Schwanhard observou que era possível gravar o vidro quando exposto a fluorita que havia sido tratada com ácido. Posteriormente, Carl Wilhelm Scheele , Humphry Davy , Gay-Lussac , Antoine Lavoisier e Louis Thenard, realizaram experimentos com o ácido fluorídrico. Alguns destes experimentos acabaram em tragédia. O fluor foi descoberto em 1771 por Carl Wilhelm Scheele; entretanto, devido à sua elevada reatividade, não se conseguiu isolá-lo porque, quando separado de algum composto, imediatamente reagia com outras substâncias. Finalmente, em 1886, foi isolado pelo químico francês Henri Moissan.
A primeira produção comercial do flúor foi para a bomba atômica do Projeto Manhattan, para a obtenção do hexafluoreto de urânio, UF6, usado para a separação de isótopos de urânio.
[editar]Abundância e obtenção

O flúor é o halogênio mais abundante da crosta terrestre, com uma concentração de 950 ppm. Na água do mar se encontra numa proporção de aproximadamente 1,3 ppm. Os minerais mais importantes no qual está presente são a fluorita, CaF2, a fluorapatita, Ca5(PO4)3F e a criolita, Na3AlF6.
Obtém-se pela eletrólise de uma mistura de HF e KF. No processo ocorre a oxidação dos fluoretos, no anodo:
2F- - 2e- → F2
No catodo descarrega-se o hidrogênio, sendo necessário evitar que os dois gases obtidos entrem em contato para que não haja o risco de explosão.
[editar]Compostos

Utilizam-se numerosos compostos orgânicos nos quais foram substituídos formalmente átomos de hidrogênio por átomos de flúor. Existem distintas formas de obtê-los, uma das mais importantes é através de reações de substituição de outros halogênios:
CHCl3 + 2HF → CHClF2 + 2HCl
Os CFCs foram empregados numa ampla variedade de aplicações, por exemplo, como refrigerantes, propelentes, agentes espumantes, isolantes, etc., porém, como contribuiam para a destruição da camada de ozônio foram sendo substituídos por outros compostos químicos, como os HCFs. Os HCFCs também são empregados como substitutos dos CFCs, porém também destroem a camada de ozônio a longo prazo.
O politetrafluoroetileno (PTFE) é um polímero denominado teflon, de grande resistência química e baixo coeficiente de atrito.
O ácido fluorídrico é uma solução aquosa de fluoreto de hidrogênio. É um ácido fraco, porém muito mais perigoso que ácidos fortes como o clorídrico. O ácido HF é utilizado para gravar vidros e para retirar sílica (areia) de aços especiais.
O hexafluoreto de urânio, UF6, é um gás a temperatura ambiente que se emprega para a separação dos isótopos de urânio.
O flúor forma compostos com outros halogênios apresentando, nestes casos, estado de oxidação -1, por exemplo, IF7, BrF5, BrF3, e ClF.
A criolita natural, Na3AlF6, é um mineral que contém fluoretos. Se extraía na Groenlândia, porém atualmente está praticamente esgotada. Felizmente, pode-se obtê-la sinteticamente para ser empregada na obtenção de alumínio por eletrólise.
[editar]Odontologia


Este artigo ou secção possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade.
Tenha algum cuidado ao ler as informações contidas nele. Se puder, tente tornar o artigo mais imparcial.
Ver artigo principal: Flúor odontológico, Fluorose
O flúor está presente em mamíferos na forma de fluoretos. E, embora sua essencialidade não tenha sido comprovada inequivocamente(WHO,2002-Guidelines Para Qualidade da água), trata-se de uma substância essencial, que deve ser utilizada com sabedoria, por ser muito reativa e tóxica, para que todos possam gozar de seus benéficios e fazer jus ao ditado "Só a dose faz o veneno.". É preciso lembrar que na dose certa, nem arsênico é venenoso, existindo aplicações medicinais também para ele.
Quando em pequenas quantidades se acumula nos ossos e dentes dando-lhes uma maior resistência,(embora algum efeito benéfico sobre os ossos não tenha sido bem comprovado). São acrescentados fluoretos em médias quantidades nos cremes dentais(1000ppm~1500ppm),que não devem ser engolidos, e em baixa quantidade em águas de consumo para evitar o surgimento de cáries,(0,6ppm~1,0ppm). Entretanto a fluoretação da Água potável é motivo de controvérsias entre muitos cientistas, políticos e ativistas, pois o Flúor é considerado medicamento pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que endossa sua adição na água, leite ou sal como forma eficaz de combater a cárie. Esta é uma doença pandêmica. Difícil é encontrar no mundo moderno, algum indíviduo que não a tenha.
No Brasil, há leis de fluoretação de águas públicas que foram recentemente contestadas por políticos e outros profissionais contrários a esse tratamento de massa da população, no senado e câmara, considerado antiético, segundo seus valores, ao tempo em que foram festejadas por organizações médicas e comunidades científicas.
Seja como for, a fluoretação tem eficácia de até 60% nas redução das cáries. E embora esse índice dificilmente chegue a 30% atualmente, devido ao uso disseminado de outras fontes de flúor, é muito importante que seja discutida com a população essa importante medida de saúde , visando beneficiá-la com níveis ótimos da paradoxal substância ao tempo em que se respeite a ética em saúde pública evitando assim problemas como A Revolta da Vacina de 1906. É muito importante o total controle sobre a dosagem depositada na água, sal e leite por parte de químicos, técnicos e engenheiros.A OMS também recomenda que seja feita a pesquisa das fontes de flúor extra-água, para saber se as pessoas já estão sendo expostas aos níveis adequados do elemento no ar e comida. Infelizmente essa atitude é pouco praticada no Brasil. É tarefa de odontólogos, autoridades públicas e cientistas garantir que o uso excessivo da substância valha punição severa para seus praticantes (indústria, técnicos das estações de tratamento da água etc.), e que as margens corretas sejam usadas, afim de se reduzir a doença cárie com o mínimo de efeitos colaterais bem como garantir tratamento para vítimas de fluorose com aspecto antiestético (relativamente rara).
Vale lembrar que muitas águas têm fluoretos naturais, a maioria das águas minerais, por sinal. Em chás e peixes ele existe em grande abundância, o que poderia justificar a boa qualidade dental de índigenas e orientais juntamente com um menor consumo de açucares refinados.
O Flúor, advindo da fluoretação artificial, é absorvido quase completamente pelo organismo humano, enquanto a sua versão encontrada em chás, peixes e determinados vegetais, tem absorção de apenas 25%. A maior parte dele se deposita nas partes sólidas do organismo mamífero, o tecido ósseo, enquanto uma pequena porção singra para os dentes.Fluoretos orgânicos talvez sejam nutrientes essenciais, mas essa possibilidade ainda não foi provada inequivocamente, embora um ser humano normal tenha em média 500ppm/F nos ossos do corpo.
A intoxicação por Flúor é conhecida como Fluorose, e se manifesta com um aspecto quebradiço e cromaticamente disforme dos dentes,(mosqueamento).Geralmente acontece quando do consumo de grandes quantidades de águas naturalmente fluoretadas, por parte de crianças, e em alimentos processados com estas águas, é importante que com a fluoretação seja feito o combate a desnutrição, para que bem suplementada de cálcio e iodo a criança não sofra de má mineralização com cristais defeituosos de Fluorita (CaF2) e problemas da tireóide.É importante também que a substância usada tenha boa procedência e como fim a saúde pública. A lista dos efeitos pode ser resumida assim, para o consumo de compostos do flúor.
1,5mg/dia a 2,5mg/dia - Redução da cárie em até 70% com 20%-40% de fluorose muito leve e leve, em crianças de até 7 anos, sem nenhum efeito tóxico considerável. Sequer os pais conseguirão ver qualquer alteração no esmalte dentário. Essa quantidade corresponde ao consumo de água a níveis ótimos de flúor.
6,0mg/dia - Anulação de boa parte do efeito benéfico, com presença de problemas ósseos e neurológicos em algumas crianças mal-nutridas e fluorose leve, moderada e severa com sério comprometimento da estética. Muita gente resiste bem a essa porção.
10,0mg/dia a 20mg/dia- Quantidade tóxica. Algumas pessoas poderão ter problemas gástricos leves devido a formação do HF no estômago. Essa porção pode levar a moléstias ósseas como fluorose esquelética, artrite e fraturas de stress, associadas a distúrbios de aprendizagem em infantes. Corresponde a problemas reportados pelo UNICEF em comunidades indianas e chinesas. Está ligada a problemas relatados por pessoas vivendo próximo a fábricas de cerâmica e fertilizantes e consumidores de águas insalubres no Nordeste brasileiro. A água com mais de 1,5ppm deve ser tratada com adsorção, floculação, destilação ou osmose reversa.
200mg - Já foi relatado, nessa dosagem, morte por intoxicação de crianças mais sensíveis. Causa grande mau-estar gástrico devido a formação do ácido fluorídrico(HF) no estômago e consequente ferida na mucosa gástrica.
500mg-2g - Com 500mg, em um consumo único, causa parada cardíaca e morte em crianças e com doses a partir de 2g, de fluoreto de sódio, pode matar um adulto. Lavagem gástrica e consumo de água de cal(Ca(OH)2), hidróxido de magnésio, ou leite podem diminuir a absorção da substância por parte do organismo. É fundamental que o paciente seja levado a um hospital para tratamento.
A fluoretação foi considerada uma das melhores políticas de saúde pública pelo CDC nos EUA,(ainda que sob muitas críticas de cientistas contrários). Entretanto, se não houver um programa de combate a desnutrição, como há naquele país, o flúor pode não beneficiar as crianças com deficiência de cálcio,proteínas e antioxidantes. É fundamental que expandindo-se tal prática, nutra-se as crianças carentes, para termos um efeito totalmente benéfico e com grande sucesso.
[editar]Precauções

O flúor e o HF devem ser manuseados com grande cuidado, devendo-se evitar totalmente qualquer contato com a pele ou com os olhos.
Tanto o flúor como os íons fluoretos são altamente tóxicos. O flúor apresenta um odor acre característico, sendo detectável em concentrações tão baixas como 0,02 ppm, abaixo dos limites de exposição recomendados.